Nessa pesquisa foram citados 105 nomes de postulantes às 29 vagas na Câmara Municipal
A indecisão pode ser tomada como regra nas sondagens eleitorais feitas até aqui pelo Instituto Data AZ para medir intenções de voto para vereador em Teresina.
Em março, os indecisos somavam 76,88%; em abril, 78,13% e em maio, 78,88%. Mas na nova pesquisa, de junho, caiu bastante o percentual dos que ainda não sabem em quem votar para vereador.
Na sondagem de junho, os indecisos chegaram a 57,38% - o que pode se justificar por haver mais pretendentes em campo já pedindo votos aos eleitores, pulverizando bastante as declarações de voto dos entrevistados.
Essa pulverização das intenções de voto se mostra clara quando se vê que são citados 105 nomes de postulantes a vagas na Câmara Municipal.
Entre os citados na atual pesquisa, somente 10 aparecem com mais que meio por cento percentual e menos ainda (dois candidatos ) ficaram acima de um ponto percentual.
A maioria dos citados (56 candidatos ) aparece com somente uma intenção de voto, ou seja, 0,13%, enquanto outros 21 têm dois votos (0,25%).
O valor da cotação
A constância na citação de nomes em cada sondagem é outro aspecto a ser considerado de agora por diante na pesquisa para vereador, como métrica para um resultado compatível com as urnas.
Na sondagem de junho, os candidatos citados com mais de meio por cento das intenções de voto são os seguintes: JC do Dirceu (1,25%); Daniel do Detran (1%), Pedro Vidal (0,88%), Ana Fidelis (0,75%), Daniel Carvalho (0,75%). Delegado James Guerra (0,75%), Evandro Hidd (0,75%), José da Cruz (0,75%), Dr. Luiz Lobão (0,63%), Lucy Soares (0,63%).
Com 0,50% das intenções de votos aparecem Ismael Silva, John Wallace, Janinha, Juca Alves, Pedro Alcântara, Pollyanna Rocha, Renato Berger e Zé Nito, que já foram vereadores ou seguem no mandato.
Voto duplo
Convém lembrar que Daniel do Detran e Daniel Carvalho são nomes para um mesmo candidato, o filho da deputada estadual Ana Paula, do MDB. Neste caso, a soma de suas intenções de votos seria de 1,75%.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Universo da Pesquisa: Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de Teresina.
Tamanho da amostra: 800 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 752 na zona urbana e 48 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica: do Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-03159/2024.
Período de realização da pesquisa: 11 a 14 de junho de 2024.
Fonte: PortalAZ