sexta-feira, 5 de julho de 2024

Avanço no Judiciário: Ferramentas de Inteligência Artificial do Piauí são apresentadas ao Poder Judiciário do Mato Grosso

 A comitiva mato-grossense que realiza visita técnica à Corregedoria Geral da Justiça do Piauí foi apresentada às tecnologias, painéis e sistemas piauienses que estão modernizando o Judiciário nacional.

 

No âmbito do primeiro grau de jurisdição piauiense, mais de 40 projetos, sistemas e painéis tecnológicos estão dando maior celeridade processual a quem precisa dos serviços da Justiça.

“É muito significativo sabermos que, mais uma vez, nossas tecnologias estão sendo buscadas por outros Judiciários. É mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo, sempre buscando uma justiça mais célere e eficaz para todos e todas”, afirma o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.

 

Para o desembargador do TJ-MT, Lidio Filho, a possibilidade de conhecer as novidades e inovações tecnológicas do Piauí é a certeza de um trabalho que dará muitos bons frutos para ambas equipes: “Além de conhecermos o RIC e demais ferramentas, também apresentamos o que temos de tecnologia no Mato Grosso, tornando esse encontro ainda mais produtivo”, destacou.

 

De acordo com a magistrada do Tribunal mato-grossense, Viviane Rebello, o trabalho desenvolvido pela Corregedoria piauiense e seus cases de sucesso certamente proporcionarão um impulsionamento nos trabalhos da justiçado Mato Grosso.

 

Entre as ferramentas desenvolvidas pela CGJ-PI apresentadas à comitiva mato-grossense estão:

Robô de Informações da Corregedoria – RIC

 

O Robô de Informações da Corregedoria (RIC) da Justiça do Piauí é umainovação tecnológica lançada para automatizar processos judiciais, aumentando a eficiência e agilidade do sistema. Desenvolvido pelo Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (Napia/CGJ), o RIC utiliza inteligência artificial para realizar tarefas como detectar óbitos de autores de processos em andamento.

 

Recentemente, a atuação do RIC foi expandida para o 2º grau de jurisdição, reforçando seu papel na melhoria das atividades judiciais. O Robô de Informações da Corregedoria (RIC) tem um escopo abrangente e relevante para o sistema judiciário. Ele visa auxiliar magistrados, servidores, advogados e outros atores processuais no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

 

Painel DataCor:

 

Uma ferramenta automatizada para monitoramento de dados processuais, permitindo a extinção de ações processuais que configuram litigância predatória e facilitando o acompanhamento das unidadesjudiciais do 1º grau. O DataCor também foi integrado ao Ministério Público do Piauí para melhorar a prestação de serviços jurisdicionais

 

TJPI Descomplica

Indicado ao Prêmio Innovare 2024, o projeto da Corregedoria piauiense utiliza recursos tecnológicos que tornam os documentos jurídicos mais fluidos e simples. O TJPI Descomplica é um projeto que busca simplificar o acesso de informações jurídicas à população, através de materiais didáticos e midiáticos, como vídeos e comunicações inclusivas. Os vídeos do projeto estão disponibilizados no canal do YouTube da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí.


fonte www.tjpi.jus.br