sexta-feira, 11 de abril de 2025

Piauí tem 99 obras aprovadas pelo Pacto de Retomada de Obras na Educação

 Dez obras já foram concluídas no Estado, 50 estão em andamento e 26 estão paralisadas.

A quantidade de obras no Piauí aprovadas no âmbito do Pacto Nacional para Retomada de Obras na Educação Básica e Profissionalizante chegou a 99 nesta quinta-feira (10). Desse total, 10 já foram concluídas. O Estado tem ao menos 288 obras enquadradas no pacto e 69 em processo de retomada. Os dados foram divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, no início foi prorrogado por mais 60 dias o prazo para que estados e municípios respondam às diligências técnicas adicionais do Pacto. Com isso, os entes têm até 30 de maio de 2025 para regularizar a situação. Em todo o Brasil já são 2.013 obras aprovadas no Pacto pela Retomada e 198 concluídas.

Piauí tem 99 obras aprovadas pelo Pacto de Retomada de Obras na Educação - (Divulgação CCOM)Divulgação CCOM
Piauí tem 99 obras aprovadas pelo Pacto de Retomada de Obras na Educação

Segundo a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a falta de regularização dos empreendimentos resultará no cancelamento do projeto.

Confira a situação das obras no Piauí:

  • Inacabadas: 92
  • Em andamento:50
  • Paralisadas:26
  • Concluídas:10
  • Obras cancelada:13

No Piauí, há 191 manifestações de interesse em obras no Pacto Pela Retomada. Dentre eles, a principal demanda são quadras e coberturas de quadras (77), empreendimentos voltados para o Ensino Fundamental (58), empreendimentos voltados para a Educação Infantil (47), ampliações (7) e reformas (2). Para o Estado já foram realizadas 690 análises de pedidos.

Piauí tem 99 obras aprovadas pelo Pacto de Retomada de Obras na Educação - (Reprodução/Governo do Piauí)Reprodução/Governo do Piauí
Piauí tem 99 obras aprovadas pelo Pacto de Retomada de Obras na Educação

Em todo o Brasil, o Pacto Nacional para Retomada de Obras na Educação Básica e Profissionalizante prevê um investimento total de R$ 4,1 bilhões. Os recursos serão utilizados na criação de mais de 552 mil vagas em tempo integral ou até 1,1 milhão de vagas em dois turnos nas redes públicos de ensino. No Piauí são 45.076 vagas em dois turnos e 22.538 vagas em tempo integral.


fonte portalodia.com