sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Prefeitura suspende licitação da Ponte da UFPI por pendência em edital

 Obra de R$ 59,2 milhões deve ligar zonas Leste e Norte de Teresina, mas licitação foi paralisada devido a pendência no registro

A Prefeitura de Teresina suspendeu o processo de licitação para a construção da Ponte João Claudino Fernandes, conhecida como Ponte da UFPI, que vai ligar os bairros Ininga (zona Leste) e Água Mineral (zona Norte). O aviso de suspensão foi publicado na edição de quinta-feira (4) do Diário Oficial do Município.

Foto: Divulgação/SecomConstrução Interrompida

De acordo com o documento, a Concorrência Eletrônica nº 90003/2025, marcada para 2 de outubro, foi paralisada devido a uma pendência de regularização na publicação do edital no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), como exige o artigo 54 da Lei nº 14.133/2021, que rege licitações e contratos públicos.

O certame, aberto em 21 de agosto, previa a contratação de uma empresa de engenharia para executar a obra, orçada em R$ 59,2 milhões. O projeto integra o corredor Norte-Leste, planejado para desafogar o trânsito da capital e beneficiar estudantes, moradores e trabalhadores que circulam diariamente entre as duas regiões.

A Coordenação de Compras Públicas da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) informou que a suspensão é temporária e deve durar até a regularização no PNCP. Segundo o aviso, novas informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.

Custos e coordenação

A construção da ponte deve ser custeada com recursos provenientes da arrecadação municipal e de empréstimos financeiros contratados pela Prefeitura. O processo está sob responsabilidade da Central de Licitações da Sema, coordenada por Nayara Daniela Barros Silva, e supervisionado pelo secretário Marcos Antônio Parente Elvas Coêlho.

Fonte: www.portalaz.com.br/Sema