terça-feira, 26 de maio de 2020

Prefeita esclarece que pagou mesmo R$ 751 mil a empresa suspeita alvo da CGU

Em São João do Arraial gestora afirma que serviços prestados foram os de limpeza pública

_Prefeita Vilma Lima (Imagem: Divulgação)

Prefeita Vilma Lima (Imagem: Divulgação) 

A prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, não negou que tenha pago a cifra de R$ 751.042,00 à empresa LOC Service Eventos. Ela só diz que no caso dela o pagamento foi para "execução de serviços de limpeza pública e logradouros públicos".

Ela ponderou afirmando: "Registre-se que, diferente do que diz a matéria, a empresa vencedora do certame possuía, em suas atividades, como se verifica dos documentos em anexo, permissão para atuar na execução de serviços de limpeza pública".

A matéria do Blog Bastidores, do 180, no entanto, publicada ontem, não diz por quais serviços a prefeita pagou. Só diz que "A prefeita de São João do Arraial Vilma Lima, do PT, também realizou repasses de valores, segundo a Controladoria Geral da União (CGU), a uma empresa suspeita que firmou contrato com a Prefeitura de Esperantina".

Também que: "Gestão da prefeita pagou R$ 751.042,00 a empresa que a CGU diz ter uma sede um tanto inusitada e sem estrutura aparente". Ponto.

_A sede da empresa, que os auditores da CGU demoraram para encontrar aberta
_A sede da empresa, que os auditores da CGU demoraram para encontrar aberta 

Abaixo a nota da prefeitura. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre matéria veiculada ontem (25), neste portal, na editoria de política, intitulada PREFEITA DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL TAMBÉM PAGOU PARA EMPRESA SUSPEITA, APONTA RELATÓRIO DA CGU, o município de São João do Arraial, através de sua prefeita municipal, vem esclarecer que:

O município realizou, na data de 30 de novembro de 2017, procedimento licitatório na modalidade Concorrência de n° 001/2017, cujo objeto era a contratação de empresa para execução de serviços de limpeza pública e logradouros públicos, com vigência para o ano de 2018.

Na ocasião, sagrou-se vencedora a empresa Bruno Sidney Castro Silva ME “Loc Service Eventos” Cnpj nº 19.257.279/0001-11, por atender a todos os critérios de habilitação e proposta mais vantajosa, previsto no edital.

Registre-se que, diferente do que diz a matéria, a empresa vencedora do certame possuía, em suas atividades, como se verifica dos documentos em anexo, permissão para atuar na execução de serviços de limpeza pública.

À época da contratação, a empresa encontrava-se IDÔNEA para contratar com o serviço público, não havendo qualquer impedimento de ordem legal para tanto.

Registre-se, por fim, que todos os atos administrativos referentes ao certame licitatório, tais como avisos de licitação, resultado do julgamento, publicação do termo de homologação e extrato do contrato foram amplamente divulgados, com publicação no Diário Oficial e no site do Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

São João do Arraial (PI), 26 de maio de 2020.

Vilma Lima

Prefeita Municipal


VEJA MAIS DETALHES DA EMPRESA:____

fonte 180graus.com

Após reunião com ministro, Ciro anuncia R$ 11 milhões para os corredores exclusivos de Teresina

Após reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta terça-feira (26/05) em Brasília, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) anunciou a liberação de R$ 11 milhões para as obras dos corredores exclusivos do sistema Inthegra, em Teresina.

—  Conseguimos que sejam empenhados os  recursos para os corredores de ônibus de Teresina. Obra importantíssima de mobilidade urbana na nossa capital, e foi solicitada pelo prefeito Firmino Filho e nós estamos hoje querendo dar a boa notícia — informou Ciro.

Na reunião, o senador tratou ainda sobre o projeto de revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, e prometeu anunciar “algo muito importante” em até 50 dias. 

Ciro disse ainda que em “pouco tempo”, fruto da reunião com o ministério, irá anunciar “um grande presente para a nossa querida cidade de Parnaíba”. Segundo ele, atendendo um pleito do prefeito Mão Santa. Ele fez também um convite ao ministro para realizar a entrega de 1 mil unidades habitacionais em Teresina e 499 em Floriano. 

— São diversas situações que estamos tratando aqui em Brasília, lutando pelo estado do Piauí, para que a gente possa, neste momento de dificuldade, de pandemia, levar boas notícias para o nosso estado — afirmou o senador.

fonte 180graus.com

Veja os veículos que a prefeitura de Esperantina diz transportar suas crianças no município

Esses transportes também seriam oriundos de contratos com a LOC Eventos LTDA, empresa sem estrutura, mostrada ontem pelo portal. Houve subcontratação



Desde a última semana o portal  vem evidenciando detalhes sobre contratos suspeitos da Prefeitura de Esperantina que iniciaram com processo licitatório no final de 2016, passaram por contratações com empresas alvos da Topique - operação deflagrada pela Polícia Federal -, e continuaram com a contratação até de empresa de festas, sem sede e sem carros, para realizar o transporte público escolar das crianças. 

O certo é que a LOC Eventos LTDA, que atuou em 2019, segundo a Controladoria Geral da União, subcontratou os serviços. Até porque não tinha estrutura alguma.

Veja o veículos flagrados pela CGU usados para transportar as crianças em Esperantina.

O que o leitor vai ver abaixo depõe fortemente contra a ideia de que exista uma gestão de qualidade no respectivo município.


fonte 180graus.com

Aeroporto de Teresina será leiloado no início do ano

Foto: Hérlon Moraes

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou para o início do ano o leilão do aeroporto de Teresina. Será de fato um mega leilão que inclui outros 42 aeroportos, a maior parte de importância regional. A operação que passa à iniciativa privada esses equipamentos estava prevista para julho próximo, mas ainda em março foi adiada para janeiro em razão do impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. Na época, grupos de investidores interessados na disputa pública justificaram a dificuldade para o leilão diante das incertezas geradas pela pandemia.

Ontem, Tarcísio de Freitas confirmou a realização do leilão, que vai incluir o primeiro bloco de 22 aeroportos (onde está o Petrônio Portela, de Teresina) e ainda outros 21 equipamentos aeroportuários que serão oferecidos à iniciativa privada. No caso do bloco dos 22 aeroportos, ele está dividido em três lotes que formam um conjuntos de equipamentos que se completam em termos de estratégias de transporte.

Confira os lotes
• Lote Sul: São 9 aeroportos, concessão com valor estimada em R$ 2,9 bilhões e movimentação de cerca de 12 milhões de passageiros no ano passado. Inclui dois aeroportos em Curitiba (Afonso Pena e Bacacheri), Londrina, Foz do Iguaçu, Navegantes, Joinville, Pelotas, Bagé e Uruguaiana.
• Lote Norte: São 7 aeroportos na Amazônia com movimentação em 2019 de 4,6 milhões de passageiros. A expectativa é arrecadar no leilão R$ 1,9 bilhão. Inclui os aeroportos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Tabatinga, Cruzeiro do Sul e Tefé.
• Lote Centro: São 6 aeroportos que em 2019 movimentaram 7,3 milhões de passageiros. O valor estimado para o leilão é de R$ 2,1 bilhões. Inclui Teresina, São Luís, Imperatriz, Petrolina Palmas e Goiânia.

Vencedor pode ter direito sobre novo aeroporto
Em Teresina, o agendamento do leilão do aeroporto Petrônio Portela trouxe uma discussão específica: qual o melhor, leiloar o “velho aeroporto” ou apostar em um novo equipamento aeroportuário? A solução parece incluir as duas alternativas. A Prefeitura Municipal fez gestões junto ao governo federal para que o vencedor do lote que inclui Teresina tenha o direito e o compromisso para construir um novo aeroporto.

A proposta de um novo sítio aeroportuário em Teresina vem sendo discutido desde 2012, quando o então governador Wilson Martins iniciou conversações para viabilizar um novo aeroporto. Os estudos iniciais feitos pelo governo federal não tiveram sequência. No ano passado, o prefeito Firmino Filho alertou o governo federal sobre essa demanda de Teresina e recebeu aceno positivo. Assim, o vencedor do Lote Centro ficaria com a tarefa de implantar o novo aeroporto.

fonte cidadeverde.com

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Covid-19: terceirizado testa positivo e Bradesco fecha quatro agências para sanitização

A ocorrência é de um servidor terceirizado pelo banco, responsável por fazer a manutenção dos caixas eletrônicos


O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) comunica que as quatro agências do Bradesco em Teresina estão fechadas para sanitização após caso confirmado de Coronavírus. A ocorrência é de um servidor terceirizado pelo banco, responsável por fazer a manutenção dos caixas eletrônicos e outros serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Bradesco localizado no Centro de Teresina.

Mesmo com a confirmação de um caso em uma agência, o Bradesco decidiu fazer a higienização de todas as agências da capital piauiense, mas não informou ainda por quanto tempo as agências permanecerão fechadas.  

O Diretor do Sindicato e representante do Bradesco, João Neto, informou que alguns funcionários do banco fizeram de forma particular o teste para o vírus, mas os resultados ainda não foram informados. “O Bradesco iniciou um processo de testagem começando por São Paulo, mas não informou datas para o testagem no Piauí”, pontua o diretor.

O presidente do SEEBF/PI, Odaly Medeiros ainda destaca que está acompanhando as ocorrências de COVID-19 em agências bancárias para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários.  “A recomendação é que os funcionários conversem com o seu gestor em casos de suspeita ou algum sintoma, para evitar uma disseminação coletiva e que em caso positivo devem fazer a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para se resguardar de futuras implicações”, finaliza Odaly Medeiros.


Fonte:180graus.com 

PMPI orienta mais de 17 mil pessoas no final de semana durante Operação de Combate à COVID-19


Nesses últimos três dias, 22 a 24 de maio de 2020, a Polícia Militar do Piauí realizou em todo o Estado 2.274 atendimentos a ocorrências, orientou 17.407 pessoas, abordou 11.505 veículos, fechou e orientou 1.314 estabelecimentos, lavrou 151 Termos Circunstanciados de Ocorrências, sendo 31 por desobediência à medida sanitária, em decorrência das fiscalizações mais rígidas conforme estabelecido pelos decretos a fim de combater o coronavírus. 
covid

covid
A Corporação vem atuando diuturnamente na Capital e no Interior em conjunto com a vigilância sanitária, equipes de saúde e órgãos municipais que simultaneamente realizam ações de prevenção e contenção da Covid-19. Na Capital, os Comandos através dos Batalhões e Companhias realizaram rondas nas áreas comerciais e bancárias, abordagens, averiguação e fechamento de estabelecimentos, orientações a pessoas, tanto na zona urbana como na zona rural. E também lavrou TCOs por perturbação de sossego e desobediência as medidas sanitárias estabelecidas pelos decretos municipal e estadual. Além disso, ocorreram operações, policiamento ostensivo e preventivo, nas respectivas áreas de circunscrição dos batalhões, resultando em apreensão de armas e drogas, prisões, recuperação de veículos, e também operação de impacto ambiental, com libertação de aves e apreensão de sons. 
covid

covid
No Interior, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e a Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN) além de apoio as Unidades que fazem parte dos Comandos do Semiárido, Litoral Meio Norte e Cerrados, estão atuando nos postos fiscais, especialmente nas divisas do Estado do Piauí com Ceará. São os postos fiscais de Retiro (SEFAZ), de Jacarandá, de Cova Donga e Lagoa Seca, sendo que alguns veículos foram impedidos de entrar no município Cocal da Estação-PI em virtude do cumprimento ao decreto. A Polícia Militar realiza fiscalização na BR-230 rodagem de Picos e na saída para Floriano, e também na rodovia PI-143. O 2º Batalhão atua na divisa do Piauí com Maranhão, na Ponte do Jandira e na Ponte Simplício Dias, entre Parnaíba e Ilha Grande. E o GPM de Joaquim Pires, atua nas barreiras de acesso a Parnaíba, Esperantina e Luzilândia, além do policiamento no próprio município, da mesma forma ocorrem nas demais localidades do Estado do Piauí pelos policiais militares em suas correspondentes áreas de atuação.
covid

As Companhias e os Grupamentos de Polícia Militar em conjunto com as equipes de saúde e vigilância sanitária estão procedendo com barreiras sanitárias, aferindo a temperatura das pessoas e desinfecção dos veículos, assim como em alguns locais ocorrem a distribuição de máscaras, como no município Santa Rosa do Piauí. Ademais, também estão sendo realizadas instruções para as pessoas das cidades e povoados de circunscrição das respectivas Unidades, para manterem-se em suas casas, evitarem circulação desnecessária e estão sendo feitas abordagem aos estabelecimentos comerciais e verificação de denúncias de aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, resultando também na confecção de TCOs. 
covid
covid
covid

covid
covid
A Polícia Militar do Piauí continua desempenhando seu trabalho ostensivo e preventivo, na manutenção da segurança pública, bem como da saúde conforme estabelecido pelo decreto estadual. A Instituição reforça os cuidados básicos que toda população deve ter com a higiene pessoal e o uso de máscara, caso seja necessário sair de casa, pois o cuidado individual contribui para a estabilidade coletiva. 
covid

covid

covid
































































































































































































































Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

5º BPM prende dupla no Bairro Satélite


Na madrugada desta segunda-feira (25), a Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar prendeu dois indivíduos e recuperou objetos furtados no Bairro Satélite, Zona Leste de Teresina. 

Por volta das 02h20, à guarnição tática 02 foi acionada via Mobile para atendimento de ocorrência de desentendimento familiar. Ao chegar a Rua Lindoia, os policiais foram informados por uma senhora de que um homem que estava vivendo com sua filha, estaria praticando roubos e escondendo os objetos na residência de sua filha. Com a autorização da proprietária, a equipe realizou buscas no interior da casa e ao redor do imóvel, onde encontraram 18 óculos, 33 relógios, dois celulares, três aparelhos de som, uma bicicleta e uma fonte de alimentação de televisão. O casal não apresentou a documentação dos objetos, por isso, foram encaminhados para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. 


Postagem: SAV Ingrid Rodrigues

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Patrícia Leal ignora alertas do TCE e gasta 61% da receita com servidor

No Tribunal de Contas do Estado (TCE) tramita a prestação de contas da prefeitura de Altos, que tem como gestora Patrícia Leal, referente ao exercício de 2017. O processo está em andamento e não tem data para ser apreciado pelo plenário da corte.

Relatório apresentado no dia 08 de fevereiro de 2019 pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM II) apontou uma série de irregularidades na prestação de contas, mas a mais grave é a que descumpri a Lei de Responsabilidade Fiscal no quesito despesa de pessoal do Poder Executivo.

  • Foto: Facebook/Patrícia LealPrefeita de Altos, Patrícia Leal.Prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Patrícia Leal ultrapassou o milite legal de 54% com despesas de pessoal do Executivo e atingiu a porcentagem absurda de 61,83%. A receita corrente líquida foi de R$ 61.734.209,76 e a despesa com os servidores públicos consumiu R$ 38.168.671,58 dos recursos arredados pelo município.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeita Patrícia Leal gasta 61,83% da receita líquida com servidores.Prefeita Patrícia Leal gasta 61,83% da receita líquida com servidores.

Alertas TCE

O TCE encaminhou dois alertas para a prefeita de Altos informado que havia ultrapasso os limites referente as despesas com pessoal em 2017.

O primeiro alerta foi emitido no dia 15 de dezembro de 2017 através do ofício circular nº 2.958/2017 informando que o limite havia sido ultrapassado e chegou a 55,17%. O segundo alerta foi emitido no dia 28 de junho de 2018 e o limite estava em 53,95% de despesa com pessoal.    

Patrícia Leal ignorou os alertas e em afronta ao Tribunal fez foi aumentar ainda mais as despesas com a folha de pessoal chegando ao limite irresponsável de 61,83%.

Punição

O gestor público que descumpre o limite legal com despesa de pessoal e não procura reduzir ao limite determinado pela Lei está sujeito: Impedimento de recebimento de transferências voluntárias pelo ente (LRF, art. 23,§ 3º); Cassação de mandato (Decreto-Lei nº 201/67, art. 4º, VII); Perda da função pública (Lei nº 8.429/92, art. 12, III); Suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos (Lei nº 8429/92, art. 12, III); Pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente (Lei nº 8.429/92, art. 12, III); Vedação de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios (Lei nº 8.429/92, art. 12, III).

fonte /www.viagora.com.br

Nova unidade de bombeamento aumentará em 30% a distribuição de água na zona Leste

Procon multa Águas de Teresina em R$ 10 milhões por cobrança ...

Para garantir o abastecimento e a segurança da operação, a Águas de Teresina irá instalar novo booster – unidade de bombeamento – na zona Leste da capital, beneficiando mais de 170 mil teresinenses em cerca de 30 bairros. O cronograma da concessionária foi antecipado após a atual estrutura apresentar vazamentos. Em caráter preventivo, a Águas de Teresina informa que para viabilizar a interligação dos novos equipamentos à adutora, será necessário atuar com manutenção programada para esta terça-feira (26), a partir de 21h. A previsão é que o serviço seja concluído no começo da manhã de quarta-feira (27), com retorno gradativo do fornecimento. Aos moradores da zona Leste, a concessionária orienta reserva de água para 24 horas.

A atual unidade de bombeamento, instalada na avenida Universitária, apresentou redução de desempenho por conta de vazamentos de água que aumentaram significativamente nos últimos dias, o que poderia prejudicar o fornecimento na zona Leste. Para garantir o pleno abastecimento e conferir maior segurança para a operação, a concessionária antecipou a entrega do novo booster, que contará com três bombas de capacidade de vazão de 3,6 milhões de litros por hora. O incremento será de 830 mil litros de água a mais, a cada hora, beneficiando em especial os bairros localizados no extremo da zona Leste. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 4,9 milhões.

Antecipando-se a eventuais falhas do atual sistema de bombeamento, que poderiam impactar emergencialmente o fornecimento na região e cuja manutenção demandaria maior tempo de intervenção, a concessionária mobilizou esforços garantir a implantação de melhorias.

“Estamos cientes que esse é um momento delicado, no qual a água se faz imprescindível para as atividades de higiene. Avaliamos minuciosamente a situação e concluímos que é mais seguro iniciar a operação da nova unidade de bombeamento, que conta com tecnologia de ponta e confere segurança operacional e aumento em 30% na capacidade de distribuição”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Diego Dal Magro.

O sistema responsável por abastecer a zona Leste vem passando por uma ampla requalificação com a substituição e instalação de novas bombas, readequação dos quadros elétricos, além da perfuração de poços e implantação de duas novas adutoras, que totalizam 13,6 km de extensão e reforçam a distribuição.

Interligação do novo booster

Para promover a interligação da unidade de bombeamento à adutora, será necessária uma pausa programada no abastecimento de água na zona Leste da capital. A interrupção no abastecimento ocorrerá a partir de 21h de terça-feira (26). A normalização do abastecimento deve ocorrer gradativamente em até 24 horas após a finalização do serviço, previsto para ser concluído no começo da manhã de quarta-feira (27).

Neste período, a concessionária orienta o armazenamento e uso racional da água apenas para as atividades essenciais do dia a dia. Ciente da importância da água para a higiene pessoal e doméstica, a Águas de Teresina reforça que está comprometida em finalizar o reparo no menor tempo possível e com a devida qualidade que a intervenção para melhoria requer.

Durante os trabalhos para interligação do novo booster, o trânsito ficará interditado no sentido Norte/ Leste da avenida Universitária. A Águas de Teresina contará com apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para orientação aos motoristas.

 

Serviço

Interligação da nova unidade de bombeamento

Para viabilizar o serviço, será necessária pausa no fornecimento de água da zona Leste

Interrupção: terça-feira (26), a partir de 21h

Retorno do abastecimento: o serviço deve ser concluído no começo da manhã de quarta-feira (27) e o abastecimento será retomado gradativamente em até 24 horas

Região afetada: zona Leste

Reserve água para o período

Canais de atendimento

0800 223 2000 ou 115

WhatsApp (86) 98124-3199

fonte www.aguasdeteresina.com.br