sábado, 2 de novembro de 2013

Piauí poderá ver último eclipse solar de 2013 na manhã deste domingo

Estado poderá ver a lua encobrir parte do sol nas primeiras horas do dia.

Algumas localidades do Brasil assistirão amanhã (3) ao último eclipse solar  de 2013. “Só que no Brasil, ele não é um eclipse total”, disse hoje (2) à Agência Brasil a astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento. Isso significa que os brasileiros assistirão à cobertura apenas parcial pela Lua.

Timeanddate.com
Linha preta no centro da faixa vermelha é onde o eclipse será visto por completo. Área vermelha terá visão parcial 

O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico. Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas.

O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON.

De acordo com dados do site Time and Date, o fenômeno começa a ser visto no Piauí às 7h46 e termina às 9h46, com ponto máximo às 8h42, quando a lua chegará mais perto de encobrir o sol. Isso corresponderá apenas a um pequeno pedaço do satélite se sobrepondo ao astro rei. 

Segundo o site Climatempo, o Norte do Piauí terá possibilidade de fer o fenômeno melhor. 

Fonte: Climatempo
No Rio de Janeiro, o fenômeno vai começar às 8h de Brasília, lembrando que é horário de verão, com a escuridão máxima do Sol sendo atingida por volta de 8h20. Pelos cálculos de Josina, às 9h39,  o Sol estará totalmente descoberto. Já em Belém, que não tem horário de verão, o eclipse terá início às 7h27, horário local.

Há no fenômeno uma coincidência interessante, destacou a pesquisadora, que é o fato de o diâmetro aparente da Lua, visto da Terra, ser idêntico ao do Sol. “Se não fosse isso, nunca iria encobrir totalmente [o Sol]”.
Com informações da Agência Brasil
redacao@cidadeverde.com