terça-feira, 10 de junho de 2014

Juiz no PI dá ordem de prisão a advogado durante audiência


Juiz no PI dá ordem de prisão a advogado durante audiência

Valença: O episódio foi comunicado a OAB e ao TRT. A Ordem abriu sindicância para apurar o possível desacato.

O juiz titular da Vara do Trabalho do município de Valença, município a 210 quilômetros de Teresina, Francílio BibioTrindade de Carvalho, deu voz de prisão ao advogado Elias Vitalino Cipriano. O fato foi registrado em audiência nesta terça-feira (10).


Juiz  Francílio BibioTrindade

Segundo testemunhas, o advogado começou a gritar durante sessão querendo impor proposta definida por ele ao magistrado. O bacharel em Direito teria levantado e apontado o dedo para “a cara” do juiz. 

A ordem de prisão foi dada e a polícia foi acionada. O advogado foi encaminhado para o Distrito Policial do município e foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por desacato. Após prestar depoimento, Elias Vitalino Cirpriano foi liberado.


Advogado Elias Cipriano

O juiz Francílio Bibio Trindade de Carvalho comunicou o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí, ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e à Associação de Magistrados do Piauí (Amapi).

“O juiz disse que o advogado se excedeu, mas o Elias nega. Vamos apurar o fato. Estamos aguardo a documentação chegar de Valença. Vamos até solicitar o áudio da audiência para podermos nos posicionar”, explicou o presidente da OAB, William Guimarães.

Duas hipóteses serão investigadas no caso: se o advogado cometeu decoro ou se o juiz teve atitude de abuso de poder. 

fonte cidadeverde.com