Cachaça Fest terá shows, trilhas e passeios turísticos inéditos este ano
O evento chega a sua décima edição mantendo a qualidade das apresentações culturais e ampliando os passeios turísticos na região.
Em sua décima edição, o Cachaça Fest traz esse ano duas novidades para o turista que já conhece o evento. São duas trilhas completamente novas e que foram planejadas especialmente para aqueles que querem aproveitar o dia antes do início da festa. Este ano, Nando Reis e Biquíni Cavadão serão as principais atrações culturais, mas antes disso as grandes atrações são as trilhas e os sítios arqueológicos.
Foto: Luscel Reis
As novidades anunciadas para os dias 25, 26 e 27 de julho prometem encantar o turista que aprecia o contato com a natureza. A primeira delas é a visitação à Formação Tartaruga dos Picos dos Andrés, onde é grande a frequência de sítios arqueológicos. A trilha é curta e poderá ser feita por pessoas de todas as idades, não ultrapassando um quilômetro de distância, cujo percurso dura em média 10 minutos para ser feito.
Dentre os Picos dos Andrés, há um local que promete deixar os visitantes encantados, que é o sítio arqueológico Folha do Mapa, cujas pinturas rupestres lembram, de fato, um grande mapa da região. Os arqueólogos acreditam que o homem primitivo tentava criar modos de melhor localizar- se.
A segunda novidade é o Cânion do Esporão, localizado no Rio São Miguel. O local é diferente do já conhecido Cânion do Rio São Miguel, onde uma barragem oferece excelente opção de lazer para os visitantes. No Esporão, há uma grande presença de formações rochosas e sítios arqueológicos.
Dois quilômetros distante do Parque, encontra- -se o Mirante e a Cachoeira das Arraias, onde as principais atrações são a prática do rapel e da tirolesa. O trajeto entre a Pedra do Castelo e o local da prática pode ser feito a pé, mas os veículos um pouco maiores também chegam até lá. Para quem segue de Teresina para Castelo do Piauí, 190 quilômetros ao norte, o Parque fica a apenas dois quilômetros de distância da rodovia PI 115.
Degustação
Não apenas a cachaça vai ser o produto liberado para degustação durante o Cachaça Fest, mas também diversos pratos criados a partir da caprinocultura, bastante desenvolvida na região.
Além do churrasco de carneiro, preparado e servido em todos os dias do evento, a buchada de bode e a tapioca de carne de bode também serão oferecidas para os visitantes. Os pratos serão servidos na praça Aloísio Lima.
Para acompanhar, a tradicional cachaça de Castelo do Piauí também estará disponível aos visitantes. Pelo menos cinco marcas piauienses demonstrarão seus produtos. Além disso, derivados da cana de açúcar como o caldo de cana e a rapadura também poderão ser provados.