Funasa prevê R$ 10 mi em investimentos em obras de abastecimento
Os projetos estão em fase de conclusão e a previsão é que as obras comecem este ano.
O Piauí deve receber R$ 10 milhões em investimentos em obras de abastecimento de água em comunidades quilombolas e assentamentos de 22 municípios do Estado. Os investimentos são do governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e devem beneficiar 753 famílias.
De acordo com o presidente nacional do órgão, Henrique Pires,(foto ao lado) os projetos estão em fase de conclusão e a previsão é que as obras comecem este ano. “A Funasa vem custeando tanto os projetos quanto a execução das obras por entender a importância da água em casa para a população. O abastecimento de água, assim como o saneamento básico, é uma área prioritária para a presidenta Dilma Rousseff”, destaca Pires.
Serão beneficiadas famílias dos municípios de Acauã, Amarante, Batalha, Beneditinos, Campinas do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Geminiano, Jaícos, Luzilândia, Palmeiras, Pedro II, Piripiri, Sigefredo Pacheco e outros. As obras levarão água para as casas das comunidades, geralmente situadas nas zonas rurais destes municípios.
Henrique Pires acrescentou que nas residências beneficiadas pelo programa serão instalados hidrômetros, dentro dos parâmetros de sustentabilidade socioambiental, para evitar o desperdício. “Isso é importante porque é uma causa que devemos estar atentos. Os investimentos em abastecimento de água e o combate ao desperdício é uma pauta social”, concluiu Pires.