quinta-feira, 18 de junho de 2015

BPRone conclui estágio de motopatrulhamento em Teresina



BPRone conclui estágio de motopatrulhamento em Teresina

Participaram do treinamento policiais militares do Piauí e Maranhão.


Policiais militares do Piauí e Maranhão concluíram, na quarta-feira (17), uma capacitação em moto patrulhamento promovida pelo Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), em Teresina. A ação consiste em treinar o efetivo com técnicas de abordagem policial utilizando motocicletas.
PMs recebem orientações do curso de moto patrulhamento( Foto: Otávio Neto)


Durante 15 dias, os alunos receberam instruções teóricas e práticas em diversas áreas como defesa pessoal, abordagem policial, gerenciamento de crises, tiro defensivo, entre outros. Ao todo, 44 policiais iniciaram a capacitação, porém, apenas 23 conseguiram chegar a conclusão. “Eles foram submetidos a diferentes situações de resistência física e psicológica. Ficamos tristes, ao ver alguns colegas deixarem o estágio, mas faz parte de qualquer treinamento . Tenho orgulho desses concludentes”, explicou o tenente Marconi Monteiro, que coordenou o curso.
O secretário estadual da Segurança Pública, Fábio Abreu, foi um dos instrutores da capacitação e ressaltou a parceria entre os estados do Piauí e Maranhão. “Temos um objetivo em comum, de aperfeiçoar a qualidade dos nossos policiais para oferecer o melhor serviço à população”, disse.

Fábio Abreu foi um dos instrutores da capacitação de moto patrulhamento( Foto: Otávio Neto)
O policial Militar maranhense, Caio Oliveira, agradeceu à PM do Piauí pela oportunidade de se qualificar. “É muito gratificante estar aqui. Consegui chegar onde cheguei. Agora anseio em usar as técnicas aprendidas em minha cidade”, afirmou o policial que é lotado no município de Caxias (MA).

Eduardo Rodrigues foi outro concludente do 3º Estágio de Motopatrulhamento do BPRone. Atualmente, ele atua no 3º Batalhão da PM, em Floriano, e revelou-se satisfeito com os ensinamentos. “Alguns colegas na cidade já atuam com esse tipo de abordagem. Retorno agora com a possibilidade de também ajuda-los nessa missão”, frisou.
O Rone

A Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) iniciou suas atividades no ano de 2004 com o objetivo de atuar nas zonas de maior incidência de criminalidade na região metropolitana de Teresina. Com o passar dos anos, se transformou em Companhia e em 2012 foi elevada a Batalhão. Atualmente, o BPRone possui um efetivo de 200 policiais militares, que atuam diariamente com policiamento ostensivo em viaturas e motocicletas.

fonte governo do estado do piaui