sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Presídios do Piauí deixarão de ter revista vexatória


Presídios do Piauí deixarão de ter revista vexatória

Penitenciárias de Altos e Floriano já adotaram novo sistema de revista.

Penitenciárias do Piauí deixarão de ter revista vexatória
Durante vistoria à Penitenciária de Floriano nesta quinta-feira (08), o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, determinou, através de portaria, a extinção das revistas vexatórias nas unidades prisionais do Estado. Para o secretário, a medida representa um avanço no cumprimento da Constituição e da Lei de Execução Penal  e no respeito ao ser humano.
As primeiras penitenciárias a extinguirem a revista vexatória foram as de Altos e Floriano. A previsão da Sejus é de que até o fim deste mês de outubro, a unidade prisional de São Raimundo Nonato também encerre esse tipo de vistoria, sendo seguida pela do município de Picos. A retirada da revista vexatória será feita gradativamente e deve atingir todas as 15 unidades prisionais do Estado.
A Sejus informou que a retirada da revista vexatória depende de adequações na estrutura física dos presídios e da aquisição de equipamentos de segurança que permitam a vistoria detalhada dos visitantes que chegam às unidades prisionais. A Penitenciária Irmão Guido, por exemplo, recebeu recentemente equipamentos de Raio-X e detectores de metal, mas está aguardando reparos em suas instalações físicas que garantam a segurança nas visitas ao presos.
A meta da Secretaria de Justiça é de que todas as 15 unidades prisionais do Piauí tenham extinguido a revista vexatória até 2016.

fonte portal o dia