Teresina terá mais chuvas no fim de semana, mas temperatura deve voltar a subir
Região Sul do Piauí terá chuvas mais intensas, mas meteorologia prevê ano difícil parta o homem do campo.
Nos últimos dias, o teresinense tem sido pego de surpresa com as chuvas que vem caindo na Capital. O tempo mais ameno e a sensação térmica mais agradável contribuem para a sensação de alívio das altas temperaturas registradas durante o B-R-O-Bró do ano passado. E a previsão é de mais chuva para este final de semana, segundo a gerente de hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente, Sônia Feitosa.
Fotos: Arquivo O Dia
“Em Teresina, assim como no Piauí, os próximos dias serão de chuva, mas vão ter regiões onde elas vão ser mais intensas. Elas vão se concentrar na Região Sul do Estado. Vamos ter episódios de chuvas bem fortes, por exemplo, no Cerrado e no Semiárido”, diz Sônia Feitosa. Mas apesar da previsão ser de chuva para a Região Sul, a meteorologista prevê um ano difícil para o homem do campo.
De acordo com Sônia Feitosa, mesmo as chuvas sendo mais intensas do Sul do Estado, elas não serão suficientes para amenizar a situação dos criadores de gado, por exemplo. A meteorologista explica que o período chuvoso demorou a começar no Piauí e as precipitações devem diminuir em março na Região Sul. Já na Região Norte, as previsões são melhores, com o período chuvoso se estendendo até abril por conta o El Niño. Sônia diz que as chuvas no Estado cessam de vez em maio quando o tempo começa a ficar seco e as temperaturas voltam a subir.
“Vai dar uma melhorada enquanto estiver chovendo, mas não tem como o Piauí ter uma temperatura mais amena nesse ano de 2016 por conta do El Niño. Ainda que ele não interfira nas chuvas, ele interfere na temperatura”, explica Sônia Feitosa.
Com relação a Teresina, a meteorologista diz que, mesmo com as chuvas dos últimos dias, a temperatura deve voltar a subir porque as precipitações não têm sido tão intensas quanto o que se esperava. Sônia esclarece que a sensação térmica está mais amena por conta do céu nublado, que impede que os raios solares atinjam Teresina diretamente aumentando o calor. “Se o tempo estivesse aberto, poderia até chover, mas a sensação térmica seria mais alta. Foi o caso de ontem, em que o dia foi quente e a noite choveu em boa parte da cidade”, diz.
Para a meteorologista, o teresinense pode aproveitar o tempo mais ameno desses próximos dias, mas o calor deve voltar, mesmo com as chuvas que se aproximam. “Nós ficamos esperançosos, porque pode ser que, com as chuvas, as previsões de altas temperaturas não se concretizem. Mas aliviados não. É uma característica nossa o calor”, finaliza Sônia Feitosa.