sábado, 4 de junho de 2016

Durante percurso da Tocha Olímpica, 156 ruas de Teresina serão interditadas


Durante percurso da Tocha Olímpica, 156 ruas de Teresina serão interditadas

A orientação é de que as pessoas fiquem atentas às vias e optem pelas ruas paralelas.


No dia 10 de junho, Teresina será movimentada pela presença da Tocha Olímpica. Percorrendo um percurso de 17 km de extensão, o cobiçado objeto passará por diversos pontos turísticos. Para que tudo transcorra sem problemas, diversos órgãos municipais e estaduais estão se mobilizando para garantir um evento organizado e coeso, e durante as quase quatro horas de duração da ação, 156 ruas da capital serão interditadas. 
A orientação é de que as pessoas optem pelas ruas paralelas. (Foto: Elias Fontenele/ Arquivo O Dia)
O coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Situação de Trânsito no Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa quais ruas e em que horários estas serão interditadas. “Quanto ao itinerário, todas as ruas perpendiculares as Avenida Presidente Kennedy e João XVII, como a Barroso, Areolino de Abreu, Coelho Rodrigues, Maranhão, Rui Barbosa, Ceará, Gabriel Ferreira, Alameda Parnaíba, todas elas cruzam essas duas avenidas e serão interditadas no momento em que tocha estiver percorrendo-as e ficarão assim até que o último carro, que vem atrás passe recolhendo os cones”, afirma o coronel. 
Jaime contou que a Strans terá o apoio de agentes de trânsito e da Polícia Militar para realizar a interdição. “No total são 156 ruas perpendiculares e em todas elas estarão presentes agentes de trânsito ou do Detran, policiais militares que farão o bloqueio no momento em que a tocha for chegando. As ruas serão fechadas apenas no momento em que tocha estiver passando e só serão liberadas após o recolhimento dos cones”, complementa. 
Além da Strans, o trânsito da cidade contará com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) que irá disponibilizar cerca de 200 policiais para trabalharem nas ruas da cidade. Segundo o comandante do Ciptran, Iran Moura, a orientação é de que as pessoas fiquem atentas às vias que estarão interditadas. “A população deve procurar trafegar pelas ruas paralelas ao percurso. À medida que a tocha for passando, as vias serão liberadas”. 
De acordo com o coronel, a previsão é de que a tocha chegue no final da tarde na Avenida Presidente Kennedy. “A tocha vai chegar na Avenida Presidente Kennedy e sairá as 18h. As pessoas que desejam ver a tocha precisam apenas se dirigir as vias públicas, até porque em Teresina nós teremos 70 pontos onde a chama será transmitida de uma pessoa para outra”. 
“As 45 pessoas que levarão a chama já estão distribuídas em 70 pontos equidistantes, de 200 de distância para cada pessoa em um total de 17 km”, finaliza o Coronel. O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 traz como conceito a combinação entre o calor ancestral da chama Olímpica e o do povo brasileiro, anfitrião dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. O percurso iniciará no Carvalho Mercadão da Av. Pres. Kennedy, passará por pontos turísticos da cidade e encerrará no estacionamento da Ponte Estaiada. O tempo de duração estimado para o revezamento é de quatro horas, segundo a coordenação local. 
Destaques confirmados 
Entre os nomes confirmados destacam-se notáveis que exerceram ou exercem trabalhos em diferentes áreas, como na educação, cultura e esporte para a população. Para atrair a população, sete estruturas de palco serão montadas na cidade com apresentações artísticas e culturais. Além de Teresina, o roteiro incluirá Altos, Campo Maior, Parnaíba, Piracuruca, Piripiri e São Raimundo Nonato.

fonte portal o dia