Escola estadual recebe projeto de cidadania de faculdade
Alunos e professores dos cursos de Administração e Arquitetura e Urbanismo da Estácio Ceut em parceria com o Centro de Educação Básica (CEB) Governador Freitas Neto, localizada no bairro Piçarreira I, desenvolveram o Projeto Gente que Transforma: Construindo Cidadania no Espaço da Escola, durante o final de semana.
Parceria entre a Estácio Ceut e a Escola Governador Freitas Neto, leva cidadania a alunos( Foto: Ascom Ceut)
Foram desenvolvidas ações de cidadania na escola e revitalização de um espaço físico, com objetivo de criar um ambiente lúdico de aprendizagem. Foram demonstradas ações educadoras no campo da ética, cidadania, higiene e sustentabilidade. Através de palestras e atividades lúdicas, os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental aprenderam questões de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente, ética, e muitos outros.
Os alunos da escola acompanharam as oficinas: Mudando hábitos para potencializar a saúde; Ética e Cidadania; Cantinho da ética e sustentabilidade; além da realização do plantio de mudas; criação do painel de ética com arte de grafismo; revitalização do jardim; pintura de pisos com jogos lúdicos.
Os diretores da unidade contam que a parceria entre a faculdade e a escola já vem de alguns anos e tem somado bastante para os alunos. São muitas atividades educativas que somam ao conhecimento em sala de aula. Isso tem ajudado bastante na formação moral e prática dos nossos estudantes.
O diretor geral da Estácio Ceut, Bruno Antunes, que já participou de outras ações desenvolvidas entre as duas instituições, fala do retorno positivo que gera para ambas as partes. "Nossos acadêmicos praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, além de colocar em prática sua formação ética e moral, de responsabilidade e respeito ao próximo. Já os estudantes da escola absorvem esse conhecimento em prol da sua vida de estudante e de pequenos cidadãos que já são, aprendendo a respeitar os valores mais importantes que temos como ética, cidadania, respeito, enfim", explica Bruno Antunes.
Os alunos de arquitetura revitalizaram um ambiente da escola criando o canto da educação e da sustentabilidade. As crianças da escola pintaram ambientes junto com os alunos de arquitetura. Também praticaram pinturas de jogos educativos nos bancos do pátio da escola que irão servir para as crianças fazerem brincadeiras na hora do recreio. O momento reuniu em torno de 450 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral.
fonte http://www.piaui.pi.gov.br/