Barragem do Estreito está com menos de 20% de sua capacidade, e ameaça fornecimento d’água em Padre Marcos
O Portal Piauí em Foco esteve visitando as margens da referida Barragem, e através de imagens aéreas, vimos o quanto o reservatório de água que abastece a Cidade de Padre Marcos está secando.
A Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo, na divisa com o município de Padre Marcos, que chegou a transbordar em 09 de abril de 2008, hoje se encontra com menos de 20% de sua capacidade. O Portal Piauí em Foco esteve visitando as margens da referida Barragem, e através de imagens aéreas, vimos o quanto o reservatório de água que abastece a Cidade de Padre Marcos está secando.
A Barragem do Estreito tem 20,40m (vinte metros e quarenta centímetros) de altura e capacidade máxima de reserva de 23,885 milhões de metros cúbicos de água e sua construção começou na década de 90 e só em setembro de 2007 foi concluída. O projeto do Governo do Estado visava levar água a cinco cidades da região, por meio de canalização chamado de “adutora” as cidades beneficiadas seria: Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia e Padre Marcos, no entanto, apenas a cidade de Padre Marcos é abastecida pelo reservatório de Estreito.
O ramal de canalização que liga as cidades de Padre Marcos, Francisco Macedo, Marcolândia, e Caldeirão Grande, chegou a ser concluído, faltando a cidade de Alegrete, o ramal não foi concluído até Alegrete porque o Tribunal de Contas do Estado, (TCE), embargou as obras, segundo os conselheiros, as obras estavam com indícios de super faturamento, em 2013 foi ativado o ramal que leva a água até a cidade de Padre Marcos, após o fornecimento de água ter sido suspenso do açude do Caboclo em Padre Marcos que tinha uma capacidade de abastecimento bem menor, o fato é que já são 6 anos de seca, e agora o reservatório está no seu nível mais baixo, após transbordar em 2008.