Janeiro Branco: Colaboradores do HPM participam de palestra
Na manhã de hoje (27), os colaboradores do Hospital da Polícia Militar “Governador Dirceu Arcoverde” – HPM – assistiram à palestra “Os Efeitos Psicossociais Desencadeados pelo Estresse e a Ansiedade”, ministrada pelo Psicólogo Conselheiro e Vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia – 21ª Secção (PI) José Augusto Santos Ribeiro, no auditório do hospital.
A palestra, organizada pelo Setor de Psicologia do HPM, veio encerrar as atividades feitas durante a semana de divulgação do Janeiro Branco: Ações em Saúde Mental. A campanha, iniciada em 2014, tem o objetivo de tornar o mês um período de reflexão, debate e planejamento de ações em prol da saúde mental das pessoas em geral, tendo como slogan desse ano: Quem cuida da mente, cuida da vida!
Segundo José Augusto, o mês foi escolhido por ser considerado um período de confraternização universal, em que normalmente é feita reflexão sobre a vida, ao mesmo tempo em que são feitos planos para o ano que se inicia. Já a cor branca é adequada ao tema por ser a união de todas as outras cores, mostrando a importância da saúde metal para o bem estar geral do corpo. “É um projeto iniciado por psicólogos de Brasília, que busca a discussão sobre o tema da saúde mental na comunidade, entre os profissionais em geral, para que a gente quebre um pouco essa mística a respeito do tema e coloque o conhecimento a serviço da população”, informou o psicólogo.
O palestrante também discorreu sobre os efeitos da ansiedade e do estresse na vida moderna, tema abordado na ocasião: “É importante a gente sempre perceber, e a palestra fala muito sobre isso, que esses efeitos podem ter uma severidade e uma continuidade, e que, se esses efeitos forem muito continuados e muito severos, é preciso procurar ajuda, sempre fazendo a diferenciação de que existem os efeitos que são mais amenos e aqueles que são mais graves”.
As atividades do Janeiro Branco fazem parte do trabalho feito pelo Setor de Psicologia do HPM junto aos seus funcionários, que, segundo a Psicóloga do Hospital Cabo Keila Costa, é apenas um dos focos de trabalho do Setor. “O serviço de Psicologia atua nas três áreas: na Psicologia Hospitalar, que é o nosso principal trabalho, na Psicologia Clínica, que é o serviço de ambulatório, e na Psicologia Organizacional, trazendo palestras como essa para que a gente possas oferecer uma qualidade de vida melhor para os nossos colaboradores, e também a gente atende os colaboradores de maneira individual, quando eles sentem que sua saúde está mais fragilizada emocionalmente, o que a gente chama de demanda espontânea”.
Texto: Aluna CFC Larissa
Fotos: Cabo Paulo Brito