Confira a trajetória profissional do ex-delegado Bonfim Filho na Segurança Pública do Píauí
Ele faleceu na manhã desta sexta-feira em um hospital particular de Teresina
O ex-delegado de Polícia Civil Francisco Carlos do Bonfim Filho faleceu na manhã desta sexta-feira (31) em Teresina. Ele ficou internado por vários dias depois de sofrer complicações em seu quadro de saúde por causa de diabetes.
Francisco Carlos do Bonfim Filho, nascido em 20 de outubro de 1959, ingressou nos quadros da Secretaria de Segurança Pública em outubro de 1984 como Auxiliar Técnico. Em maio de 1987 foi nomeado como Delegado de Polícia do 8ºDP. No mesmo ano foi designado para atuar na Polinter e posteriormente como Delegado Especial na cidade de Floriano e na Delegacia de Homicídios.
Ex-delegado Bonfim Filho (Foto: reprodução/internet)
Em sua carreira atuou na Delegacia Regional de Picos, no Departamento de Polícia Metropolitano, como coordenador de todo serviço de ronda policial, realizado por policiais civis no ano de 1991, assim como no 2°DP e Delegacia de Entorpecentes. Presidiu diversos inquéritos policiais em caráter especial.
No ano de 1995 foi designado para criar e instalar um Plantão geral Metropolitano, com o objetivo de apoiar Delegacias Distritais e Especializadas. Em janeiro de 1999 foi nomeado para o cargo de Delegado Geral de Polícia Civil, passando mais de um ano à frente da instituição. Assumiu posteriormente a função de Assessor Técnico do Secretário de Segurança Pública e Diretor de Unidade de Subsistema de Inteligência da SSP-PI. Passou a integrar a Comissão Investigadora do Crime Organizado, quando da sua criação em 25 de outubro de 2004. Ainda na ativa, retornou ao Setor de Inteligência da SSP-PI.
Bonfim Filho, como presidente da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), onde atuou em casos de grande repercussão, foi quem comandou as investigações para a desarticulação do crime organizado no Piauí, através de uma força tarefa . A Cico se transformou no Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado).
Já afastado da atividade policial devido aos problemas de saúde, ele informou em 2017, ao Portal AZ, que ainda assim estava: “acompanhando de perto o dia a dia de nosso Estado”.
Sua trajetória profissional foi marcada por reconhecimentos e elogios por parte de diversas instituições do estado do Piauí. “Com muito pesar recebi a notícia do grande delegado Bonfim Filho. As suas contribuições para a Polícia Civil e Segurança Pública do Piauí são incontáveis, como a passagem pelo cargo de Delegado Geral e seu dedicado trabalho na Comissão Investigadora do Crime Organizado-CICO. Um grande homem e profissional. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, disse o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu em nota divulgada.
Velório e sepultamento
O velório do ex-delegado Francisco Carlos do Bonfim Filho ocorre na Pax União, Espaço Nuvens, das 11h às 17h de hoje. O enterro foi no cemitério Alto da Ressurreição.
fonte http://www.portalaz.com.br
Com informações da SSP-PI