sexta-feira, 8 de novembro de 2019

EDUCAÇÃO Governo investe na qualificação dos servidores públicos estaduais


Governo investe na qualificação dos servidores públicos estaduais

Uma das instituições que prestam esse serviço é o Centro de Formação do Servidor Antonino Freire que oferece atualmente mais de 20 cursos.
A atualização de conhecimentos é uma necessidade do mundo moderno. Nesse sentido, o Governo do Piauí reformulou o sistema de qualificação do servidor público estadual. Em abril deste ano, a reforma administrativa feita pelo Estado criou o Centro de Formação do Servidor Antonino Freire (CFAF), substituindo o Instituto Superior de Educação Antonino Freire.
O centro, vinculado à Universidade Estadual do Piauí (Uespi), oferece mais de 20 cursos e oficinas a 900 servidores públicos, além de permitir que 15% das vagas sejam destinadas à comunidade em geral. Assim, o CFAF difunde mais ainda o conhecimento para além do servidor público.
Para participar dos cursos, cuja relação está disponível no site do CFAF (www.cfaf.pi.gov.br), os interessados podem fazer a inscrição no site do Centro de Formação, na aba “cursos”. Depois, o usuário escolhe o curso e clica no item “endereço eletrônico”. As vagas são disponibilizadas sempre no início de cada semestre.
O aluno também pode fazer a inscrição presencialmente, bastando ir à sede do CFAF, localizado na Praça Firmina Sobreira, s/n, no bairro Matinha, em frente ao cemitério São José, zona norte de Teresina.
“A gestão pública tem em sua base alguns pilares fundamentais, como a prestação de serviço público de qualidade por meio de servidores éticos, comprometidos e satisfeitos. Assim, o CFAF existe para qualificar continuamente todos os servidores públicos civis do Estado, para obter o máximo de entrega dos mesmos, propiciando uma contrapartida de acompanhamento, avaliação e aplicação desses servidores, para melhor remunerá-los”, explica a diretora-geral do CFAF, Lucile Moura.
Aulas de robótica aproximam alunos da matemática
Entre os diversos cursos disponíveis, um dos mais procurados é o de “Robótica com Arduíno”, que graças à ligação com a tecnologia é usado pelos professores da rede estadual para melhorar a transmissão do conhecimento de matemática, física e química a alunos do ensino médio e fundamental.
Um desses professores é Wilton Araújo. Ele conta que o conhecimento em robótica, que é repassado por ele aos alunos das escolas estaduais, aproxima mais os docentes dos estudantes. “O curso traz os professores, principalmente a gente da área de exatas, para uma nova maneira de ensinar e nos colocar a par da tecnologia que está surgindo, dos quais nossos alunos são usuários. Isso faz com que os jovens se interessem mais nas aulas”, explica o docente. “Os alunos ficam fascinados porque são coisas que eles praticam”, completa.
Wilton Araújo diz que o conhecimento em robótica aproxima mais os docentes dos estudantes
Mateus Antônio Rocha é exemplo desse caso. Ele explica que a matemática torna-se mais fácil por meio das aulas de robótica. Ressalta apenas que precisa de dedicação. “A [robótica] abre bastante a nossa visão na parte de mundo, porque não é difícil. Você tem que dedicar um tempo, tem que ir atrás de estudar, ver novas maneiras de programação, começar a se interessar”, afirma o estudante.
Alunos criam projetos em escolas com conhecimentos de robótica
Os conhecimentos adquiridos por Mateus já estão sendo usados na própria escola, por meio do projeto Jardim Automatizado, em que a turma coleta da água expelida pelos aparelhos de ar-condicionado da escola e a usa para irrigar os jardins da escola. “Primeiro, calculamos a vazão da água do ar-condicionado usando os conhecimentos de programação. Aí adaptamos a programação com a quantidade de água, que é armazenada em dois galões de 20 litros cada. Dessa forma, evitamos o desperdício do líquido e evitamos a queima de algum componente importante do aparelho”, conta o aluno.
Mateus diz que a matemática torna-se mais fácil por meio das aulas de robótica.
José Aroldo, colega de Mateus, diz que as aulas de robótica fazem com que ele se interesse mais pelo assunto, inclusive porque alguns aparelhos eletrônicos domésticos podem ser consertados pelos alunos. “Se, por exemplo, tiver algum defeito em aparelho eletrônico em casa, eu posso resolver, se tiver o conhecimento”, frisa ele, que também fez parte do projeto Jardim Automatizado.
Aroldo ressalta ainda que o conhecimento adquirido nas aulas de robótica atrai a atenção porque pode ser usado também para evitar o desperdício de água, regular o gasto de energia, na segurança.
Um dos cursos mais procurados é o de Robótica com Arduíno

O professor de Robótica com Arduíno do CFAF, Ranildo Lopes, conta que as turmas são formadas por dez alunos-professores, com aulas aos sábados ou uma vez na semana, às quartas-feiras. “São divididas em módulos, para facilitar o aprendizado. Cada módulo demora um semestre”, diz o docente. Professores de 25 escolas do Piauí estão matriculados.
Ranildo Lopes, professor de Robótica com Arduíno do CFAF
Além da robótica, outros cursos da área de tecnologia são bastante procurados, como o de Aplicativos e Uso de impressora 3D.
Cursos oferecidos pelo Centro de Formação do Servidor Antonino Freire:
Noções Básicas de Comunicação e Oratória
Curso de Inglês: Preparatório para Exame de Proficiência para Mestrado e Doutorado
Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Professores e Educadores
Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa: TEFL/ Tesol And Cultural Studies
Formação Continuada em Matemática: Metodologias Aplicadas ao Ensino da Matemática
Formação Continuada para os Professores de Ensino da Área de Linguagens
Direitos Humanos na Escola
Curso de Formação em Secretaria
Curso de Libras – Avançado
Curso de Libras Intermediário
Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino da Área de Ciências da Natureza
Formação Continuada para Coordenador Pedagógico e os Desafios na Atualidade
Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino da Área de Ciências Humanas
Termo de Referência: Como Elaborar
Atendimento Educacional Especializado
Elaboração de Projetos Acadêmicos para Mestrado e Doutorado Strictu Sensu
Curso de Formação em Biblioteca Escolar
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 01: Lógica e Tecnologias (Requisito para todos os módulos)
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 02: Robótica em Blocos – Arduino e Scratch
(Robótica no Ensino Fundamental)
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 03: Robótica com Arduino (Programando em C++)
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Arduino em Redes (Local e Internet) – Projetos (de Pesquisa) em Robótica
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Curso de Impressora e Impressão 3D – Modelagem até a Impressão
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Robótica com ESP32 – Projetos Iniciais
Formação Continuada em Tecnologia Módulo 03: Construções de Aplicativos com Objetivos Educacionais – Nível 01
Curso: Eletrônica Básica
Curso: Plataformas CAD – Curso de Auto Cad e Impressora 3D.
Curso: Planilhas Eletrônicas e PowerPoint
Curso: Introdução à Robótica com Arduino (Programando em Bloco) Módulo 01
Curso de Manutenção e Configuração de Computadores
Curso: Jogos Digitais com Construct – Crie Seus Próprios Jogos

fonte www.pi.gov.br