sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Palestra sobre saúde do homem abre Campanha Novembro Azul na PMPI

Palestra sobre saúde do homem abre Campanha Novembro Azul na PMPI




A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, promove atividades alusivas à campanha Novembro Azul. A solenidade de abertura ocorreu na manhã de hoje (08), seguida de palestra, no auditório do Quartel do Comando Geral. 


Novembro azul
Na ocasião, o médico urologista Luciano Couto Filho ministrou palestra ao efetivo policial com o tema “Saúde integral do homem e câncer de próstata”. De acordo com o palestrante, trazer essas informações pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, além de contribuir para que os homens assumam a responsabilidade de estarem cuidando da própria saúde. “À Polícia Militar, que é uma entidade que presta tanto serviço à sociedade, a gente vem aqui ajudar prestando serviço a essa corporação, então ficamos a disposição pra estar trazendo nossa ajuda aqui, no intuito de melhorar a qualidade de vida dos nossos policiais também”, concluiu o médico.


Novembro azul
O Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, presidiu a solenidade, ressaltando a necessidade de conscientização dos homens com relação ao cuidado com a própria saúde, principalmente o público piauiense e nordestino como um todo, em geral pela tradição de não procurar o médico para fazer tratamento da saúde. Quanto ao policial militar, pelo trabalho que exerce, muitas vezes deixa essa preocupação em segundo plano, segundo ele. 

De acordo com o Coronel Ramos, Comandante do BPRE, o Batalhão já tem uma parceria com a Secretaria de Saúde em outros programas relacionados à vida no trânsito, daí a ideia de promover esta ação preventiva. “Pela Polícia Militar ter um público masculino grande e pela importância da prevenção, resolvemos trazer o início dessa campanha para o Quartel do Comando Geral, já que dados apontam que o homem é mais arredio à prevenção à saúde. Posteriormente, teremos outras ações lá na Praça Saraiva, com feitura de exames proporcionada ao público em geral, para que a gente possa contribuir com a saúde masculina”, adiantou o Coronel.

Novembro azul
O evento teve início com apresentação da Banda de Música da PM, além de momento cultural com o cantor Chagas Vale. Após apresentação da palestra, foi servido coquetel e profissionais realizaram aferição da pressão arterial dos presentes.

Para a Delegada Anamelka, Subsecretaria da Secretaria de Segurança Pública, a proatividade da Polícia Militar ao desenvolver campanhas que trazem conhecimento de profissionais que atuam em outras áreas é algo gratificante de perceber, pois configura uma evolução da atividade do serviço público, em que a busca por trazer qualidade de vida policial reverbera também numa prestação de serviço mais eficaz. “É muito gratificante poder ver isso, perceber que a Secretaria de Segurança, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil não ficam apenas naquela atividade institucional estritamente e procuram contribuir com os profissionais, os servidores, que trabalham  nessa situação de estresse, que trabalham numa situação crítica, muitas vezes em locais em que realmente a saúde é um pouco afetada. Então se busca não só agregar conhecimento, mas também trazer saúde a esse policial, trazer saúde através de bons hábitos, de informações, de buscar fazer os exames de prevenção”, enfatizou Anamelka.

Novembro azul
Também estiveram presentes no evento o Comandante do Policiamento Metropolitano I, Coroenel Rodrigues; o Superintendente de atenção integral à saúde (SUPAT), Herlon Clístenes Lima Guimaraes; e a Coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso, Valdite Barros.









fonte http://www.pm.pi.gov.br