No último sábado, 15, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ednolia Evangelista, esteve no município de Oeiras palestrando sobre a importância das etapas de elaboração do Plano Municipal de Cultura. A palestra aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Município de Oeiras.
O Plano Municipal de Cultura é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, por meio do qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais de Estado, com base em programas, projetos e ações garantidas por lei e que vão além da vigência de um mandato temporário. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de planejamento estratégico, de duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura. Seu processo de construção deve ser participativo e com a mobilização da sociedade civil, para a geração de proposições, conteúdos e validação de resultados, instrumentalizados via organização de seminários, audiências públicas, fóruns e grupos de trabalho.
A promotora de Justiça falou sobre a necessidade de que o Poder Público e os agentes privados trabalhem de forma conjunta e coordenada em torno de políticas e iniciativas que contribuam para a formação e o desenvolvimento cultural.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Oeiras e o público presente era composto de representantes de órgãos e entidades, gestores culturais e artistas locais.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI