Em continuidade as medidas de contenção da COVID-19, a Polícia Militar do Piauí segue atuando na Capital e no Interior, cumprindo os decretos, reforçando o isolamento social, bem como as orientações de cuidados básicos com a higiene. De 15 a 17 de maio, foram totalizados 2.287 atendimentos, mais de 5.071 pessoas abordadas e orientadas, 3.234 transportes abordados e mais de 234 estabelecimentos verificados e fechados em todo o Estado do Piauí, resultando também em 26 TCOs por desobediência à medida sanitária e 18 por perturbação, 277 Autos de Infração de Trânsito, bem como 10 armas de fogo e mais de 5kg de drogas apreendidas.
As medidas preventivas e atuações foram intensificadas a partir de sexta-feira (15), dia em que foi feriado, devido antecipação do Dia do Piauí, e simultaneamente o decreto estadual em vigor estabeleceu novas diretrizes de funcionamento dos serviços durante o final de semana, especialmente no domingo, visando coibir a proliferação do vírus.
Em Teresina, a Coordenação Geral de Operações, por meio dos Grandes dos Comandos - Metropolitano I, Metropolitano II, CPCOM, COPAER e Comando de Policiamento Especializado - estão atuando com os respectivos Batalhões e Companhias em suas áreas de circunscrição. resultando em abordagens e orientações. Nesses últimos três dias, vários estabelecimentos comerciais foram averiguados e fechados, dentre depósitos de bebidas, bares, comércios não essenciais, papelarias, petshops, salão de beleza, entre outros, por meio das ações Operacionais em toda região metropolitana da capital, agindo conforme a última atualização do decreto estadual.
No trânsito, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) realizou vários Autos de Infração de Trânsito, em que veículos foram removidos por irregularidade, atuando também na instrução das pessoas que saem de casa desnecessariamente e fortalecendo a importância de ficarem em suas residências. Além do policiamento preventivo e ostensivo, a PMPI realizou ações sociais por meio dos Batalhões 1º, 8º e BPA, que, em ação conjunta com a Igreja Universal, entregaram cestas básicas para diversas famílias carentes, e o BPA também distribuiu mantimentos para famílias dos Povoados Jacú e Campestre, zona rural de Teresina.
No Interior, os Comandos do Policiamento do Litoral Meio Norte, do Policiamento do Semiárido e do Policiamento dos Cerrados estão agindo com as Unidades de suas respectivas circunscrição. Os Batalhões e as Companhias, com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRE), estão atuando nas barreiras sanitárias nas principais divisas do Estado, com dedetização dos veículos e orientações, assim como nas cidades e povoados do interior, em conjunto com a vigilância sanitária e equipes de saúde.
A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) e a vigilância sanitária flagraram um veículo transportando ilegalmente oito pessoas em um contêiner. Os passageiros relataram que eram pescadores, residentes de Camocim-CE, e iam trabalhar. Por cautela e suspeita de que o transporte queria burlar a fiscalização, o veículo com os passageiros foi escoltado pela Polícia Militar e pelos servidores da vigilância sanitária até o Posto do Retiro (SEFAZ), que fica na divisa do Piauí com o Ceará, onde o condutor foi notificado por transporte irregular de passageiros. Além de fiscalização dos veículos, estão sendo feitos os cuidados com orientação, bem como distribuição de kits de higiene com máscara e álcool em gel.
Da mesma maneira, as instruções e cuidados ocorreram nas demais divisas e também nos Postos de Cova Donga e de Pipocas, onde estão acontecendo diuturnamente fiscalizações. Dos transportes abordados, 19 veículos foram impedidos de prosseguirem viagem durante as barreiras, 16 deles no Posto Jacarandá, localizado entre Cocal da Estação-PI e Viçosa-CE, e outros 03 na divisa de Assunção-PI com Quiterianópolis-CE, em cumprimento ao decreto. Em Colônia do Gurgueia, a 2ª Companhia do 19º Batalhão apreendeu um ônibus que saía da cidade Lagoa do Barro em destino a Gilbués-PI, em virtude da proibição de circulação intermunicipal. Na localidade Resfriado, Castelo do Piauí, a 4ª Companhia do 15º Batalhão recebeu denúncia que tinha um local vendendo bebidas alcoólicas e, ao chegar ao local, o dono já havia fechado o estabelecimento e os policiais militares orientaram o proprietário a não vender bebidas durante o final de semana. Em José de Freitas e em São Miguel do Tapuio, respectivamente o 16º BPM e 2ª CIA/15ºBPM, também houve averiguação, orientação e fechamento de diversos estabelecimentos. O 12º Batalhão, localizado em Piripiri, está realizando também fiscalização de embarcações com apoio da Marinha.
Os Batalhões, Companhias e Grupamentos de Polícia Militar atuaram também nas cidades de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Picos, Piracuruca, Oeiras, Luzilândia, Madeiro, Nova Rita, Matias Olímpio, Barras, Boa Hora, Angical, Simões, Alvorada do Gurgueia, Lagoa Seca, Joca Marques, Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macêdo, Batalha, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Floriano, Juazeiro do Piauí, São Francisco do Piauí, entre outras.
A Polícia Militar do Piauí continua com as operações de combate à Covid-19 em todo o Estado, e conta com a colaboração da população para manter o isolamento social, a higiene e os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus, como o uso de máscaras quando necessário sair de casa, lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel. PMPI nas ruas, povo em casa!
fonte http://www.pm.pi.gov.br
Fotos: PMs/Unidades