Nesses últimos três dias, 29 a 31 de maio, a Polícia Militar do Piauí deu prosseguimento a Operação “PM nas ruas, povo em casa”, realizada em todo o Estado, Capital e Interior, através dos Batalhões, Companhias e Grupamentos de Polícia Militar. A Operação resultou nesses dias no atendimento de 2.866 ocorrências; 16.136 pessoas abordadas e orientadas; 2.299 estabelecimentos orientados e fechados; 122 TCOs lavrados, sendo 57 por desobediência à medida sanitária e 40 Autos de Infração de Trânsito, entre outros.
Em Teresina, o Comando Geral de Operações realizou operação na área do 1º Batalhão com rondas, abordagens e orientações às pessoas. Essa atuação foi realizada em conjunto com o efetivo do Batalhão. Da mesma forma os Comandos de Policiamento Metropolitano I e Metropolitano II realizaram policiamento, instruções às pessoas, e também prestando apoio às unidades de suas circunscrições, principalmente nas áreas comerciais, lotéricas e agências bancárias. Essas medidas foram intensificadas principalmente no domingo (31), em que as medidas são mais restritas, apenas alguns serviços podem estar funcionando. Isso resultou na orientação e fechamento de alguns estabelecimentos que estavam em desacordo com o decreto estadual. Assim como na área do 13º Batalhão, no campo de futebol Firmino Filho estava ocorrendo jogo e aglomeração de pessoas que não estavam utilizando máscaras, então os policiais militares realizaram orientações e o jogo foi encerrado. Contudo, as operações ocorreram sem alterações. E o Comando de Policiamento Comunitário através da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) realizou policiamento ostensivo e preventivo na área comercial da zona norte, e foi observada pouca circulação e não houve alteração. E, além disso, ocorreram ações sociais, o 1º BPM realizou entrega de donativos ao Lar de Maria e o 8º BPM para famílias que moram em sua área de atuação.
No interior, através dos grandes Comandos, as Unidades localizadas no interior do Estado também seguem em parceria com a vigilância sanitária e órgãos de saúde, de fiscalização e de segurança dos municípios com abordagens nas barreiras sanitárias, onde é realizada aferição de temperatura, dedetização de veículos, e orientações aos transeuntes e as pessoas que residem nas localidades e povoados das cidades de Matias Olímpio, Madeiro, Joca Marques, Luzilândia, Campo Largo, Joaquim Pires, Nova Santa Rita, São João do Piauí, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Eliseu Martins, Manoel Emídio, São José do Divino, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, entre outras. E também nas divisas do Estado do Piauí com Ceará, nos postos fiscais de Retiro, Cova Donga, Jacarandá, Lagoa Seca, onde estão atuando o Batalhão de Polícia Rodoviária e Companhia Independente de Trânsito, com órgãos de saúde e alguns veículos foram impedidos de entrar em municípios do Piauí por força dos decretos.
Ademais, todos os policiais militares da ativa do Piauí estão realizando os testes para Covid-19, cujo na Capital estão ocorrendo no Hospital da Polícia Militar (HPM) e no interior com auxílio de equipes de saúde, bem como os veículos e instalações da Polícia Militar estão sendo dedetizadas.
A Polícia Militar do Piauí reforça que está dando cumprimento aos decretos estabelecidos no combate ao coronavírus, além de realizar operações de combate aos crimes, através do policiamento ostensivo e preventivo, que resultam em apreensões de drogas, armas de fogo, cumprimento de mandados de prisão, recuperação de materiais roubados, e também atuando no ambiental com libertação de aves e apreensão de sons. A Corporação mantém o compromisso com a manutenção da segurança pública e segue atuando na preservação da saúde pública no combate à Covid-19, a fim de evitar a proliferação do vírus.
Fotos: PMs/Unidades