Nesta sexta-feira (17), por volta das 10h, foi iniciada a reunião da Polícia Militar do Piauí por meio de videoconferência com os Comandos da Capital e do Interior, em que foi abordada a atualização da operacionalidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Inicialmente, o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, explanou sobre as medidas mais rígidas durante o final de semana, falou dos protocolos para a reabertura de alguns setores e expôs os decretos que estão disponíveis no site do Governo do Estado, que são a base das ações da Polícia Militar. Na oportunidade, chamou atenção para as legislações que determinam medidas mais rígidas para a manutenção do isolamento social. Também ressaltou sobre a portaria Nº 157/2020-GCG/PMPI, de 23 de Abril de 2020, que disciplina os protocolos a serem adotados pelos policiais militares da PMPI em policiamento ostensivo ou empregados nas operações de apoio às prefeituras, secretaria de Estado da saúde e secretarias municipais de saúde, entidades de vigilância sanitária e demais órgãos de fiscalização sanitários, referentes às medidas restritivas ao enfrentamento à pandemia ocasionada pela COVID- 19.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho falou sobre os Equipamentos de Proteção Individual, que são de suma importância e devem ser disponibilizado para todos os policiais militares, assim como que os comandantes devem acompanhar as ações realizadas em suas respectivas áreas, repassando as informações para o efetivo. Em seguida, abordou assuntos internos, as eleições que ocorrerão este ano e os cuidados que devem ser tomados antes e durante o período eleitoral.
O Major Airton e a Major Diana, que compõem o quadro de saúde da Polícia Militar, atualizaram os demais sobre os dados dos policiais militares que foram infectados com a covid-19, sendo que a maioria já está curada e retornou para suas atividades. Na ocasião, o Major Airton destacou que os policiais devem ter atenção para com os prazos da Inspeção de Saúde, que vai até o dia 27/07/2020, tendo em vista as promoções do final deste ano, e que repassarem a informação para os demais.
O Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, reforçou o uso dos EPIs e abordou a realização de barreiras e blitz, dando orientações de como podem ser realizadas nas rodovias e avenidas. Por fim, agradeceu a todos que estão atuando nessa missão, aos policiais que estão na ponta da lança, realizando abordagens, destacou que a Polícia Militar é de todos e depende do trabalho diário realizado pelos que compõem a Corporação. Em seguida, o Major Gilson e o Major Carlos, que agora atuam, respectivamente, no Comando do 6º Batalhão, localizado na zona sul de Teresina, e no 7º Batalhão, localizado em Corrente, agradeceram pela confiança.