segunda-feira, 3 de agosto de 2020

PMPI continua com operação de combate à Covid-19 e com ações de preservação da ordem pública


Nesses últimos três dias, de 31 de julho a 02 de agosto de 2020, a Polícia Militar do Piauí abordou e orientou mais de 9.000 pessoas. Além disso, cerca de 7.000 veículos foram abordados, em continuidade às operações de combate à disseminação do coronavírus. Nesse período, também continuaram sendo realizadas operações de policiamento ostensivo, algumas delas específicas, nas diversas áreas do Estado.

matéria
A Coordenação Geral de Operações esteve atuante por meio dos Grandes Comandos, que estão agindo em suas respectivas áreas em conjunto com os Batalhões e Companhias, com operações que visam combater a criminalidade e a proliferação do coronavírus. 


matéria
O Comando de Policiamento Especializado pôs em prática a 2ª edição da Operação Candeeiro, que ocorreu em conjunto com as equipes das áreas dos Batalhões 1º, 6º, 9º e 17º. Nessa ação, os policiais realizaram abordagens, blitz, instruções aos transeuntes e atenderam ocorrências, sendo que duas delas resultaram na prisão de dois indivíduos por violência doméstica. E a Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN) esteve na Avenida Maranhão realizando testes de alcoolemia e orientando as pessoas quanto aos cuidados de prevenção à Covid-19. 

Na área do 1º Batalhão, ocorreu a Operação Saturação, com rondas preventivas nos bairros Mafuá, Centro, Prainha, Redenção, Cabral, Macaúba, Vermelha, São Pedro, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica e Ilhotas. Da mesma forma, a CODAM atuou na área Central. Na zona sudeste, equipes policiais do 8º Batalhão realizaram rondas, fiscalização de trânsito e de medidas sanitárias em comércios, bancos, lotéricas e mercados. Enquanto isso, a equipe Moto Tática esteve na Vila Firmino Filho e no Parque Poty. Na região da zona leste, o 5º BPM também procedeu com averiguações e orientações. Em Demerval Lobão e em Lagoa do Piauí, as Guarnições do 17º BPM realizaram blitz e abordagens a veículos e transeuntes. 

matéria
No litoral, o 2º BPM deu prosseguimento à Operação Sossego, em Parnaíba-PI. E a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) solicitou à vigilância sanitária de Luís Correia a sanitização da sede, sendo esta higienizada, visando proporcionar maior salubridade aos policiais militares lotados na Unidade. Os policiais militares da CIPTUR reforçaram o policiamento em apoio a Vigilância Sanitária e fiscalizaram o comércio em geral, no Centro da cidade e na zona rural de Luís Correia, como também na cidade de Cajueiro da Praia, objetivando manter o controle do isolamento social e impedir aglomerações, com base no decreto governamental, que flexibilizou a reabertura das atividades econômicas. Durante a operação, foram realizadas blitz e rondas nas praias de Atalaia, Peito de Moça, Praia do Coqueiro, Arrombado, Macapá e Maramar. 

Policiais militares da 3ª Companhia do 15º Batalhão, localizada em Barras-PI, realizou barreiras sanitárias, em apoio aos agentes da saúde municipal e bombeiros civis, nas saídas das cidades de Cabeceiras, Batalha, Nossa Senhora dos Remédios e Miguel Alves. Na ocasião, também foram distribuídas máscaras e feitas orientações sobre o uso obrigatório delas, além de buscas pessoais e veiculares em casos de fundada suspeita. Também foi prestado apoio, garantindo segurança, aos agentes da vigilância sanitária municipal e fiscais da prefeitura que fizeram notificação e fechamento de estabelecimentos que estavam descumprindo os decretos vigentes, na zona urbana e rural. 

matéria
Em Monte Alegre-PI o Grupamento de Polícia Militar prestou apoio às equipes de saúde na localidade Jaburu, onde 100 moradores fizeram o teste para covid-19, sendo que 56 testaram positivo. Imediatamente, foi formada uma comissão da saúde com a Polícia Militar, e foram adotadas as medidas necessárias, assim como de isolamento, e os policiais militares foram distribuídos entre a barreira sanitária e o policiamento.  E a 2ª Companhia do 11º BPM, de São João do Piauí, atuou na cidade de Campo Alegre do Fidalgo, prestando apoio às barreiras de vigilância sanitária nas principais vias de acesso, além de auxílio, de forma preventiva, nos casos de notificações, para resguardar a segurança dos profissionais, assim como realizou patrulhamento ostensivo nos bairros e centro comercial. 

E o GPM de Juazeiro do Piauí procedeu com averiguações na zona rural da cidade, bem como no povoado Pedreira e Lagoa do Barro, visando à conscientização quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual, como também na busca por ilícitos, sendo que tudo transcorreu sem alteração. Na entrada de Castelo do Piauí, os policiais militares estavam também conscientizando as pessoas que adentravam na cidade. Em Corrente, Cristalândia, Gilbués e Avelino Lopes, as Companhias do 7º BPM igualmente prestaram suporte na efetivação das barreiras. Em Luzilândia-PI, a 3ª Companhia do 12º BPM procedeu com Operação que ocorreu em conjunto com equipes especializadas do BPRONE, BTAP, Força Tarefa e Diretoria de Inteligência.  Além disso, em Joca Marques, o GPM está constante na operação de combate ao Coronavírus com as equipes de saúde. Da mesma maneira, está ocorrendo nos demais municípios e divisas do Piauí. 

O BPRE e CIPTRAN seguem nas divisas do Estado, nos Postos Fiscais de Cova Donga, Dom Inocêncio, Lagoa Seca, Jacarandá e Pipocas. Nesses dois últimos, ônibus que seguiam para Parnaíba-PI, Maranhão e com paradas em outros locais foram abordados e os passageiros orientados sobre os cuidados básicos com a saúde.  

Tendo em vista a flexibilização e reabertura de alguns setores, a Polícia Militar do Piauí prosseguirá com seu trabalho de contribuição na manutenção da saúde pública, e conta com apoio da população para manter os cuidados com a saúde, assim como atua diuturnamente na sua atividade fim de manutenção da segurança pública por meio das operações e policiamento ostensivo e preventivo. 

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades