O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina para planejar a implantação de conteúdo sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos de educação básica, além da realização da Semana Escolar de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. As medidas estão em conformidade com a Lei nº 14.164/2021, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Conforme a coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crime (NAVI), promotora de Justiça Amparo Paz, o intuito do diálogo é maximizar ações de maneira positiva, de forma que o MPPI, via NUPEVID e NAVI, esteja presente em capacitações junto aos gestores e formadores. Também integraram a equipe do MP as psicólogas Cynara Veras, do Nupevid, e Ravena Teles, do NAVI.
A equipe da Semec foi representada por Bárbara Anny, da Gerência de Ensino Fundamental (anos iniciais); Geane Alves, da Gerência de Ensino Fundamental (anos finais); Janaína Moura, da Gerência de Gestão; Ivanilde Castro, da Coordenação do Centro de Formação Odilon Nunes; e Daniela Fontineles Costa, do Apoio Técnico à Gerência de Ensino Fundamental.
Na ocasião, as representantes da Semec frisaram encaminhamentos importantes, como instituir a temática no mês de março de 2024, durante a Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, além de trabalhar as propostas nos espaços escolares, por meio de ações transversais com base nas habilidades constantes nos currículos escolares.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI