O evento ocorrerá em duas etapas, uma semana da Fase de Treinamentos na cidade de São Paulo, do dia 20 a 24 de setembro de 2023, e uma semana para o campeonato em si, do dia 25 de setembro a 1° de outubro, em Assunção. Segundo seu treinador, o professor Erivelton Sampaio, a estudante já atua no handebol desde seus 10 anos de idade, tendo participado de diversas competições pelo Giuliano Handebol Clube Handebol.
A categoria do campeonato é Sub-16, para aqueles esportistas com até 15 anos de idade, Iarla tem 14 anos. “Ela é uma menina muito esforçada. Já a treinei para diversas competições e agora ela recebeu essa oportunidade de ser convocada para a seleção brasileira”, diz o treinador Erivelton sobre a conquista da estudante.
A comissão técnica da seleção será composta por cinco profissionais: a supervisora Edlady Tomaz de Oliveira, o auxiliar técnico Danilo Chagas Ferraz Lopes, o técnico Viomário da Silva, a preparadora de goleiras Josiane Hellmann e a fisioterapeuta Bruna Araújo da Luz Camargo.
A convocação partiu de um treinamento da própria CBH, que entre 21 e 23 de julho realizou um acampamento com estudantes e dois professores representantes da confederação, atuando com jogadoras de diferentes estados. Como representante do Piauí na competição, Iarla foi escalada, dividindo espaço com jogadoras dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Mato Grosso.