As balanças não pesavam corretamente e lesavam o consumidor dos produtos
Uma operação realizada na Nova Ceasa, em Teresina, apreendeu 14 balanças piratas nesta sexta-feira (15). A fiscalização foi realizada pelos agentes de fiscalização do Instituto de Meteorologia do Estado do Piauí (IMEPI), com apoio da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc).
De acordo com o Instituto de Meteorologia do Estado do Piauí (IMEPI), as balanças não pesavam corretamente e lesavam o consumidor. As balanças apreendidas não tinham modelo, sendo considerados “piratas", e nem aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os empresários também foram autuados.
“São balanças ‘piratas’ que não pesam corretamente e lesam o consumidor. Recomendamos aos empresários que não façam aquisição desses instrumentos irregulares com preço abaixo do valor de mercado, pois caso seja confirmado a irregularidade, a fiscalização apreende a balança e multa o proprietário”, explicou Maria José, chefe de fiscalização do Imepi.
O Imepi disponibilizou o número da ouvidoria (86) 9456-1921 para que o consumidor envie sua denúncia anônima.
Fonte: Portal A10+ com informações do Governo do Estado do Piauí