O novo fórum da comarca de Jaicós será inaugurado no mês de junho. A confirmação foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, durante visita técnica à obra, que contou com a participação do desembargador Fernando Lopes, natural do município. O investimento é de aproximadamente R$ 5,5 milhões, com área construída de 897,22 m².
O novo Fórum de Jaicós está localizado na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, bairro Serranópolis, e conta com dois blocos de edificação térreos, uma guarita, uma lixeira e espaço destinado ao gerador. Em um dos blocos ficam distribuídos os ambientes da Vara Única (secretaria, sala de audiência, sala dos assessores, recepção e gabinete do juiz), fraldário, sala de mediação, salas de videoconferência, OAB, central de mandados, sala SIM (Serviço Integrado Multidisciplinar), Defensoria Pública, Ministério Público, salas de apoio, copa e almoxarifado.
No outro bloco, foi construído Auditório/Tribunal do Júri para 80 pessoas, cabine de som/vídeo, rack, sala de espera das testemunhas, hall das celas, celas feminina e masculina.
“A comarca de Jaicós é de enorme importância histórica para o Poder Judiciário piauiense. É uma comarca com 170 anos de história. Estou muito feliz com a oportunidade de ter um resgate da nossa memória, podendo proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e de atendimento aos jurisdicionados”, disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
O terreno onde está localizado o prédio foi doado pela Prefeitura Municipal. “Nossa cidade é quase bicentenária. Em breve, ganharemos esse fórum moderno, bem localizado. Será o novo cartão postal na entrada de nossa cidade. Só temos a agradecer o empenho do Tribunal, nas pessoas do desembargador Hilo de Almeida e Fernando Lopes, nosso conterrâneo”, disse o prefeito Neném de Edite.
Sede histórica
Segundo o desembargador Fernando Lopes, há a pretensão de que o prédio do atual fórum seja transformado em sede histórica da comarca, servindo como espaço cultural e centro de memória do Judiciário no município. “Estão sendo estudadas as possibilidades, inclusive da cessão do prédio ao município para instalação desse importante equipamento histórico-cultural, com todo o apoio do Trobunal e do nosso presidente desembargador Hilo de Almeida”, declarou o desembargador jaicoense.
Também participaram da visita os juízes auxiliares da Presidência, Luiz de Moura e Leonardo Brasileiro, o magistrado titular da comarca Genival de Sousa e o superintendente de Arquitetura e Urbanismo do TJ-PI, Otávio Matias.
VEJA AS FOTOS DA VISITA