sábado, 29 de junho de 2024

Dia de São Pedro: encerramento dos festejos reúne fiéis no bairro Poti Velho, em Teresina

 As comemorações são realizadas no bairro há 70 anos


As comemorações, realizadas no bairro há 70 anos/ Foto: TV Clube

O Dia de São Pedro, celebrado neste sábado (29), reúne fiéis no bairro Poti Velho, Zona Norte de Teresina, durante todo o dia. Os festejos em homenagem ao padroeiro dos pescadores, que começaram no dia 20 de junho, encerram-se hoje (29).

As comemorações são realizadas no bairro há 70 anos, e neste sábado (29) iniciou ainda pela manhã, às 7h, com uma missa às margens do Rio Poti. O ponto alto do festejo é a Procissão Fluvial, que inicia às 16h. Pescadores e devotos irão percorrer as águas dos rios Poti e Parnaíba, usando barcos e canoas, levando a imagem de São Pedro.

Em seguida, haverá uma procissão a pé até a capela, onde vai ocorrer a missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez.


A imagem de São Pedro navega pelas águas dos rios Poti e Parnaíba em procissão (Foto: TV Clube)

Segundo o padre Aerton Marcos, a devoção ao santo está ligada à fé dos pescadores que vivem no bairro, a qual é o mais antigo da capital.

“A comunidade do Poti Velho tem uma identificação muito forte com São Pedro por causa da sua profissão. Além de Apóstolo, ele era pescador, e por isso ganha esse tom popular. A nossa comunidade é fortemente marcada por famílias que vivem da pesca, que também transformaram a pesca em uma expressão de fé”, afirmou o padre.

Um exemplo dessa devoção é o pescador Pedro, morador do bairro, que recebeu o nome em homenagem ao santo. Ele contou que é devoto de São Pedro desde que nasceu.

“Quando minha mãe estava grávida de mim, teve um problema e prometeu que, se eu nascesse com saúde, São Pedro seria meu padrinho. Eu nasci saudável e considero ele meu padrinho. Às vezes, quando estou pescando e não encontro peixes, peço ajuda a São Pedro e rapidamente consigo achar meus peixes”, relatou Pedro.

 

fonte portalclubenews.com