A estudante foi estuprada e assassinada dentro de uma sala da universidade em 2023
A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) expulsou o Thiago Mayson da Silva Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT/CCN Teresina). Ele foi condenado pela morte de Janaína Marques, que também era estudante da instituição.
A vítima foi estuprada e assassinada em uma das salas do Mestrado de Matemática, na qual Thiago tinha as chaves e o acesso livre. O crime aconteceu no dia 28 de janeiro de 2023.
A decisão é do dia 19 de novembro de 2024 e está assinada pelo reitor na época, professor Gildásio Guedes. A resolução foi publicada no Boletim de Serviços do dia 21 de novembro de 2024, mas só ganhou repercussão nesta semana. A defesa do Thiago, se optar, pode recorrer da decisão.
O boletim consta que “fica aprovado o afastamento e o desligamento compulsório de Thiago Mayson da Silva Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT/CCN Teresina)”.
Por conseguinte, também fica determinado “o encerramento do vínculo acadêmico, impedindo o aluno afastado de frequentar as aulas, realizar as atividades acadêmicas e consequentemente de obter os créditos para a conclusão do curso”.
Relembre o crime
Na madrugada de 28 de janeiro de 2023, durante uma festa de calourada no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, Janaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo de 22 anos, foi estuprada e assassinada em uma sala de estudo do curso de matemática.
O acusado, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, era mestrando em matemática na mesma instituição. Segundo as investigações, durante a festa, Thiago convidou Janaína para a sala, onde cometeu os crimes. A jovem foi encontrada com sinais de violência sexual e estrangulamento.
Julgamento e condenação
Thiago Mayson foi preso em flagrante no dia do crime e, após investigações, foi indiciado por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. O julgamento ocorreu em 29 de setembro de 2023, após dois adiamentos.
O Tribunal do Júri condenou Thiago a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de homicídio simples, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi desconsiderada, resultando em uma pena menor.
Quem era Janaína Bezerra?
Janaína da Silva Bezerra, natural de Teresina, tinha 22 anos e cursava jornalismo na UFPI. Descrita por amigos e familiares como uma jovem dedicada, sonhadora e comprometida com os estudos, ela era a primeira de sua família a ingressar no ensino superior. Sua morte causou grande comoção na comunidade acadêmica e na sociedade piauiense, gerando debates sobre segurança nos campi universitários e violência contra a mulher.
Fonte Portal ClubeNews