No dia 09 de dezembro é comemorado o Dia internacional Contra a Corrupção, uma data que lembra a importância de lutar por um mundo mais justo e transparente. A corrupção prejudica a sociedade, as instituições e os indivíduos, comprometendo o desenvolvimento e a igualdade.
Nesse sentido, servidores do Controle Interno/Auditoria do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), juntamente com os membros da Rede de Controle da Gestão Pública – PI, participaram de uma Blitz Educativa, auxiliada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Estado do Piauí (PM/PI, em frente ao Ministério Público Federal (MPF), para a entrega de material informativo. Os motoristas foram abordados para a entrega de marcadores de página com o slogan da iniciativa: “Prevenir e combater a corrupção é um dever de todos nós!”. Os marcadores também trazem informações sobre as instituições que compõem a Rede e os canais de comunicação para denúncias.
Segundo Luiz Paiva, Superintendente de Controle Interno do TJ-PI, a iniciativa da Rede busca conscientizar e engajar a sociedade para que, ao lado dos órgãos de controle, participe ativamente na prevenção e no combate à corrupção, além de reforçar os canais de comunicação e as formas de recorrer às instituições em caso de denúncia, fortalecendo a transparência e a confiança nas instituições públicas.
“Mediante a articulação institucional, a capacitação de servidores e do estímulo à transparência, busca-se aprimorar as políticas públicas e combater a corrupção em suas diferentes formas. Entre as ações realizadas, podemos citar as auditorias conjuntas, grupos de trabalho temáticos e o desenvolvimento de estratégias preventivas e repressivas. Ademais, a abordagem integrada é essencial para enfrentar os desafios complexos associados à corrupção e assegurar o uso adequado dos recursos públicos”, destacou o Superintendente Luiz Paiva.