segunda-feira, 14 de julho de 2014

Timon Médicos do Programa Mais Médicos passam por treinamento


Timon

Médicos do Programa Mais Médicos passam por treinamento

O curso foi ministrado pelo farmacêutico e bioquímico Raulino Firmino, chefe da Divisão de Produtos e Medicamentos da Vigilância Sanitária Municipal.

Os médicos cubanos, integrantes do Programa Mais Médicos, que atuam no município, receberam nesta segunda-feira (14), pela manhã, treinamento no Departamento da Vigilância Sanitária de Timon (VISA). A reunião tratou da dispensação de medicamentos controlados com receita especial. Foram esclarecidas as normas de controle como a apresentação de duas vias, a prescrição pelo princípio ativo, dentre outras.

Imagem: DivulgaçãoMédicos cubanos passam por treinamento em Timon(Imagem:Divulgação)Médicos cubanos passam por treinamento em Timon

Os medicamentos psicotrópicos ou de controle especial, indicado para pacientes com transtornos psiquiátricos, devem ser dispensados com muito cuidado e acompanhado de com receituário médico ou notificação de receita, feita por neurologista, psiquiatra ou médico prescritor da rede pública ou prescritores do Sistema Único de Saúde (SUS), em receituário branco ou azul.

“Os médicos cubanos têm recebido treinamento constante da secretaria de saúde. A dispensação de medicamento controlado é complicada mesmo e por serem medicamentos especiais eles não podem ser liberados fora das recomendações do ministério da saúde, têm que estar dentro da legalidade e responsabilidade.” Explica Francisco Formiga, responsável pelo Programa Mais Médicos e o Programa Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

fonte gp1