terça-feira, 22 de julho de 2014

UNESCO exibe documentário Serra da Capivara em comunidades impactadas pelo Parque Nacional


UNESCO exibe documentário Serra da Capivara em comunidades impactadas pelo Parque Nacional

Moradores dos arredores do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, terão a oportunidade de assistir ao documentário produzido pela UNESCO no Brasil sobre esse Patrimônio Mundial da Humanidade. O filme Serra da Capivara será projetado nos dias 27 e 28 de julho, às 19h, em Novo Zabelê, no povoado de São Raimundo Nonato, e em Sítio do Mocó, no município de Coronel José Dias, respectivamente. No evento, estarão presentes o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e representantes das entidades gestoras da Unidade de Conservação – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entre outras autoridades.


 
A expectativa é aumentar a sensação de pertencimento e a valorização do Parque pelas comunidades impactadas por sua criação, assim como a autoestima das famílias que vivem no local. Espera-se ainda transmitir, para esse público, a importância do Parque Nacional Serra da Capivara no contexto mundial, despertando uma maior compreensão de sua história, além da consciência e envolvimento necessários à manutenção e preservação.
 
Em seus 40 minutos de duração, o filme Serra da Capivara aborda diferentes aspectos de um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. O documentário revela a riqueza natural e cultural do interior do Piauí, com destaque especial para o rico acervo de pinturas rupestres, e retoma o debate da cultura como fator essencial para o desenvolvimento das sociedades.
 
Além das belas paisagens, personagens reais contam a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua implementação. Diferentes gerações de moradores dos municípios vizinhos relatam distintas percepções dos desdobramentos da formação do Parque na vida da comunidade.
    
O trabalho realizado pelos arqueólogos no Parque Nacional da Serra da Capivara revelou uma nova visão da chegada do Homo sapiens ao continente americano. No documentário, estão descritos o percurso da arqueóloga Niéde Guidon e de pesquisadores da Fumdam no desenvolvimento de trabalhos científicos de ponta e de ações sociais que dinamizam e contribuem para o desenvolvimento da comunidade local.
 
O documentário Serra da Capivara foi produzido pela UNESCO no Brasil em parceria com a Petra Engenharia.
 
Parque Nacional da Serra da Capivara 
O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979 e está situado no Sudeste do Estado do Piauí, a 300 quilômetros de Petrolina e 540 quilômetros de Teresina (capital do estado). Faz fronteira com os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Possui 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 km.
 
A região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo formando uma paisagem espetacular com múltiplos monumentos geológicos de rara beleza.  O Parque também abriga populações da maioria dos endemismos (grupos que se desenvolvem em uma região restrita) da caatinga.
 
fonte cidadeverde.com