terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mais de 20 mil adolescentes devem tomar 2ª dose de vacina contra HPV


Mais de 20 mil adolescentes devem tomar 2ª dose de vacina contra HPV

A vacinação é feita de forma gratuita nos postos de saúde da rede pública municipal e ajuda a prevenir o câncer do colo do útero.

A campanha para a segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer de colo do útero, teve início ontem (08). A vacina é oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde e é destinada a adolescentes entre 11 e 13 anos. Em Teresina, 20.868 meninas, que tomaram a primeira dose em março deste ano, devem dar continuidade à imunização.
Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, a vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como importância evitar o câncer do colo de útero, causado, principalmente, por quatro tipos de vírus diferentes de HPV. A meta da FMS é vacinar, nessa segunda etapa, os 100% de adolescentes que tomaram a primeira dose.
Ela reforça que a vacinação é extremamente importante e as adolescentes não devem deixar de tomar a vacina. “É preciso tomar as três doses. Sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira, e a terceira dose somente com cinco anos depois da primeira dose”, explica Amariles Borba, reforçando que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e que o uso de preservativos é indispensável.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia

Amariles reforça a necessidade do uso de preservativo
“Nós temos que continuar a usar, pois o sífilis está em ascensão, as outras doenças sexualmente transmissíveis também, como o vírus da AIDS. Vale ressaltar que, para se ter uma proteção contra essas doenças, como o HIV, Hepatite B e C, que são transmitidas pelo sangue, você também tem que se proteger. Vale lembrar que as mulheres que gostam de fazer as unhas devem ter seu material exclusivo”, salienta.
Ao se dirigirem ao posto de saúde, é importante que as meninas apresentem o cartão de vacina, para que se tenha o controle das doses já tomadas. As vacinas se encontram disponíveis em todas as salas de imunização das unidades de saúde de Teresina. “Estamos fazendo um alerta para lembrar as pessoas que já tomaram a primeira dose vir tomar a segunda. E quem não tomou ainda e está na faixa etária, por favor, faça a primeira”, pontua Amariles Borba.
A Diretora de Vigilância em Saúde garante que a vacina é totalmente segura. “Às vezes, a pessoa tem intolerância a algum componente que é colocado na vacina, mas ela é totalmente segura e dever ser tomada. Em Teresina, nós não tivemos nenhum efeito adverso”, ressalta.

fonte portal o dia