quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Monumentos recebem iluminação especial para o Outubro Rosa


Monumentos recebem iluminação especial para o Outubro Rosa

A caminhada da campanha será realizada neste sábado, dia 11, a partir das 7h, com saída do adro da Igreja de São Benedito, Centro de Teresina

A Igreja São Benedito, localizada na Praça da Liberdade, Centro de Teresina, ficará cor de rosa a partir das 8h desta quarta- feira (8). A iluminação especial marca a abertura da campanha Outubro Rosa 2014. Além da igreja, outros pontos importantes da cidade, como a Ponte Estaiada, o Senac-PI e a Fundação Maria Carvalho Santos, também ficarão cor de rosa em alusão à campanha, que luta contra o câncer de mama.
Ainda na programação de hoje, as pacientes devem passar por um dia de transformação em um salão de beleza da capital, onde farão cabelo, unhas, massagem e muito mais. Pelo menos 100 mulheres receberão os cuidados, levantando suas autoestimas e revigorando a beleza.
Já no sábado, 11 de outubro, será realizada a caminhada Outubro Rosa. A concentração acontece no adro da Igreja de São Benedito, a partir das 7h, e a expectativa é de que, pelo menos, cinco mil pessoas participem da marcha. Antes de iniciar a caminhada, serão distribuídas sombrinhas cor de rosa para quem adquiriu o kit da campanha.
Foto: Jailson Soares/O Dia
Mirante da Ponte Estaiada já está personalizado para a campanha que alerta sobre o câncer de mama
Na oportunidade, a Fundação Maria Carvalho Santos, organizadora do evento, distribuirá senhas para cerca de 50 mulheres que estiverem no local. Com os bilhetes, será possível que elas, com idade acima de 40 anos, possam realizar exame de mamografia através do projeto “Chama que Vale Mama”. A presidente da Fundação, Ana Célia Faustino, explica como ocorrerá esse processo e ressalta que as mulheres devem estar inscritas no Programa Saúde da Família (PSF).
“As mulheres que estiveram na caminhada receberão uma senha. Elas devem se dirigir à Fundação Maria Carvalho Santos, preencher um cadastro, e, em seguida, será encaminhada para um das duas clínicas parceiras da ação. No encaminhamento terá o dia e a hora do exame”, relata, acrescentando que as mulheres devem apresentar um documento de identificação.
A Fundação também fará a entrega da medalha “Marido Laço Firme” em homenagem aos esposos que lutaram ao lado de suas companheiras durante o tratamento. “Essa medalha simboliza o marido que ajudou, colaborou e deu força nesse momento difícil. Infelizmente, muitos esposos abandonam a mulher, então essa é uma oportunidade para agradecer por todo o apoio”, disse Ana Célia Faustino. A medalha será entregue à esposa, que, por sua vez, repassará ao companheiro.
Em Teresina, o Outubro Rosa acontece há 8 anos e é realizado pela Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural na defesa e promoção da saúde, desenvolvendo atividades com o intuito de apoiar a pessoa com câncer de mama e conscientizar a comunidade sobre os cuidados e prevenção da doença.

fonte portal o dia