quarta-feira, 1 de abril de 2015

Possível interferência do governador preocupa candidatos ao TCE-PI


Possível interferência do governador preocupa candidatos ao TCE-PI

Os dois pemedebistas estiveram hoje (01/04) na Casa em busca de apoio dos colegas parlamentares. Contudo, ainda não realizaram inscrições para a vaga de novo conselheiro

Às vésperas do feriado da Semana Santa, a movimentação na Assembleia Legislativo do Estado do Piauí foi intensa. Motivo: a disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os dois pemedebistas que pleiteiam a vaga, o prefeito de Picos Kleber Eulálio e o ex-deputado Mauro Tapety, estiveram visitando durante esta quarta-feira (01/04) os demais parlamentares em busca de apoios.  
O apoio do governador Wellington Dias (PT) é visto como decisivo e tem gerado preocupação entre os interessados na disputa. Nos corredores da Assembleia, comenta-se que os parlamentares cobram do petista que ele se mantenha fora da disputa em troca de apoio para a provação da proposta de reforma administrativa. 
Os dois peemedebistas ainda não efetivaram suas inscrições na Secretaria Mesa Diretora da Assembleia, mas já mobilizam suas forças para conquistar os 30 votos da Casa. O prefeito de Picos, Kleber Eulálio, ainda prepara a documentação para apresentar à comissão que ficará responsável por reger o processo de escolha do novo conselheiro. Ele afirma na próxima semana efetuará sua inscrição.
Kleber Eulálio esteve com o deputado João Mádison, que já havia declarado apoio à Tapety | Foto: João Alberto / O Olho
O grupo de oposição à Kleber tem se manifestado contra a candidatura do prefeito ao cargo de conselheiro do TCE-PI. Eles afirmam que o pemedebista não estaria cumprindo com o  mandato para o qual foi eleito em 2012.
“Como tudo na vida pública nunca todo mundo pensa da mesma maneira e neste caso não é diferente”, afirma o prefeito de Picos. Ele afirma que tem encarado a disputa pela vaga de conselheiro como uma "missão". 
Em busca de apoio, Kleber, que é ex-deputado, garante que ainda mantém uma proximidade com a Casa, algo necessário em busca de agregar os votos “Nunca me desvinculei completamente da Assembleia. Só são 30 eleitores. Não posso revelar nomes porque se eu falar quem vota em mim  acabo perdendo os votos”, justificou o prefeito na presença do deputado João Madison (PMDB), que defende a candidatura de Mauro Tapety.
O deputado Mauro Tapety também compareceu na Assembleia. A intenção do ex-deputado era viajar para Oeiras, mas acabou fazendo uma visita à Casa. Mauro pretende, também, fazer a inscrição na próxima semana que deve ocorrer na segunda-feira (06/04).
O prazo final para as inscrições na seleção para a escolha de novo conselheiro do TCE-PI se encerra no dia 15 de abril. As inscrições passarão por uma análise de uma comissão formada pelos deputados Firmino Paulo (PSDB) e Antônio Félix (PSD). 
INSCRIÇÕES
Três candidatos já realizaram inscrição para disputar a vaga até o momento. Além do contador Emídio Castelo Branco e do delegado da polícia civil Francisco Costa, o Baretta, também fez a inscrição o militar e bacharel em Direito, Raimundo Gonçalves. 

fonte porta o olho