SuperLua poderá ser vista em horários diferentes no Piauí
A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948.
A aproximação máxima da órbita da terra com a lua cheia culminará no fenômeno conhecido como SuperLua, que será assistido por milhares de pessoas no mundo inteiro, nesta segunda-feira (14). A Lua deve atingir o perigeu às 9h (horário de Brasília). O momento é definido como um dos eventos astronômicos mais esperados deste século.
Foto: (Em tempo.com/Diego Janatã)
Nos municípios piauienses, o evento será visto em horários diferentes. Anderson dos Anjos, membro do grupo que estuda os fenômenos astrônomicos do Piauí, explica que a percepção humana acontecerá de acordo com o grau de luminosidade da lua, que poderá chegar a 30% a mais, no horizonte.
“Vai depender o local em que a pessoa estiver, já que o evento acontecerá quando a terra estiver alinhada ao sol, aumentando gradualmente o seu tamanho. Por isso que, em muitas cidades, digamos que a lua vai chegar atrasada”, disse.
Especialistas estipulam que a distância do perigeu desta segunda-feira será de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948.