Em uma manhã nublada e sob fina neblina, os 43 alunos da sétima turma do Curso de Formação de Oficiais – CFO – da Polícia Militar do Piauí foram declarados aspirantes a oficiais durante solenidade militar realizada hoje no Quartel do Comando Geral.
A turma do CFO 2015-2016, batizada como Turma Rejane Ribeiro Sousa Dias, se destaca das turmas anteriores por ser a primeira composta por bacharéis em direito, o que passou a ser requisito para o ingresso no curso de formação, e também pela mudança da localização da Academia da Polícia Militar, que era sediada em Parnaíba e passou a funcionar no Centro de Educação Profissional em Teresina.
Durante a solenidade, os formandos fizeram a devolução do “Espadim Tiradentes”, símbolo do Cadete, o que simboliza a conclusão do curso. Em seguida, foi feita a leitura do Decreto de Declaração de Aspirante a Oficial da Polícia Militar do Piauí. Logo depois, o formando e primeiro colocado no CFO Madislan recebeu, em nome da turma, sua espada, símbolo do oficial, das mãos do Comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto, e os demais formandos receberam suas espadas e insígnias de seus padrinhos, marcando o começo da carreira de Oficial da Polícia. Depois que fizeram o juramento, os à partir de então aspirantes prestaram continência individual à Bandeira Nacional.
Durante seu discurso, o Comandante Geral Coronel Carlos Augusto agradeceu a Deus a oportunidade de, durante o seu comando, estar formando novos oficiais da Corporação em um dia que ficará marcado na vida de cada um deles. Agradeceu também ao governador Wellington Dias, que autorizou a realização desse curso de formação no dia 05 de janeiro de 2015, dia em que assumiu o comando geral da PM, e à UESPI pela parceria na formação dos aspirantes como bacharéis em segurança pública. Além disso, convidou os novos oficiais a dividir com ele a missão de preservar a ordem pública e a se dedicarem integralmente à Instituição, exaltando a data como um dia muito feliz para a PMPI, que há 7 anos não formava oficiais.
O Secretário de Segurança Capitão Fábio Abreu lembrou que, sob o comando do Coronel da reserva remunerada Edvaldo Marques, hoje vereador de Teresina, foi iniciada a formação de oficiais na PMPI. Conclamou os novos oficiais a empunharem a espada de oficial com honra e a vergarem a farda com honestidade em defesa da sociedade e que, independente de onde servirem, acima de todas as dificuldades, que sempre servam e defendam a sociedade.
Semana de solenidades dos Aspirantes a Oficial
A formatura cívico-militar veio fechar as inúmeras solenidades que aconteceram no decorrer da semana em ação de graças à conclusão do Curso de Formação de Oficiais 2015-2016. O descerramento da placa, que aconteceu na manhã de segunda-feira (12), abriu as festividades. Na terça (13), aconteceu a Missa na Igreja de Fátima, seguida do Culto na quarta (14) na Igreja Batista do Jóquéi e da Colação de Grau no Auditório Ipê na quinta (15). Para concluir, haverá o Baile hoje a noite no espaço Teresina Hall.
Texto: Cabo Paulo Brito e Aluna CFC Larissa
Fotos: Sgt F. Carvalho
fonte http://www.pm.pi.gov.br