quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

No Piauí, alunos tiram 980 pontos na redação e dão dicas para o Enem/2017

No Piauí, alunos tiram 980 pontos na redação e dão dicas para o Enem/2017

Estudante Cleysson Laudisio, 18 anos

Em sua página no Facebook, o estudante Cleysson Francisco Laudisio Sales, 18 anos, já atualizou seu status: “tudo azul”. E não é para menos, ele tirou 980 pontos na redação – quando a nota máxima é 1.000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só 17 candidatos em todo país conseguiram atingir o feito O Cidadeverde.com ouviu alunos que tiraram notas acima de 900, o que é considerado pelos professores como excelente.
Com histórico de sempre estudar em escola pública, Cleysson Laudisio tirou 980 na redação e comemorou a vitória.
“É a realização por ver que todo esforço valeu a pena, de ver que realmente é possível, e que qualquer um é capaz. É algo que fiz por mim para alcançar meu sonho, mas ver a felicidade que os outros sentem por algo que fiz é a melhor parte".
Natural de Porto, no interior do Estado, Cleysson contou que mora em Teresina há um ano e estuda no CEV. Agradeceu as duas professoras de redação, a de Porto, da escola estadual Otávio Falcão, Silvana Silva, e a professora de Teresina, Patrícia Lima. “Agradeço a professora Patrícia pelos incentivos, eu cheguei com uma base, mas ela me mostrou uma forma diferente de ver a redação”. Cleysson espera o resultado do Sisu para escolher entre os cursos de Medicina ou Engenharia Civil. 
Tema inesperado
O tema da redação do Enem 2016 foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.  
Para Cleysson, o tema foi “um pouco inesperado” e explica:“Não esperava a intolerância religiosa, mas estava acompanhando a intolerância de modo geral e isso ajudou. É um tema bem atual”, ressaltou.
Conselho para os candidatos
Fazendo o Enem pela segunda vez, o estudante de Porto recomenda que o candidato leia muito, principalmente os problemas atuais, e aposta que o próximo tema da redação seja sobre crise no sistema prisional. 
“É um assunto (os presídios) que pode vir muito forte este ano”. Ele aconselha ainda que o estudante tire  cerca de 30 minutos por dia para acompanhar os noticiários nacionais e internacionais. 
Alívio
Mateus Antunes de Carvalho Santos, 18 anos, acordou hoje 5 h da manhã para conferir se o resultado do Enem tinha saído. “Saiu só 11h e foi um alívio, uma felicidade que deu vontade de chorar de tanta alegria”.
O estudante, que faz Enem pela terceira vez, agradeceu o professor Sammuel Souza, pela vitória de tirar 940 pontos na redação. Ele quer fazer o curso de medicina. 
Para Mateus Santos, que mora em Teresina, a intolerância religiosa é muito batido, mas precisava sair do senso comum. 
“É um tema batido e isso vira uma faca de dois gumes”, ressaltou.
Aluno Mateus Santos, 18 anos
Leu 10 livros em 2016
Ler muito também é um conselho do estudante Mateus. Ele disse que leu cerca de 10 livros no ano passado. Recomenda que o candidato que irá fazer a prova em 2017 leia revistas especializadas e dê uma atenção especial para disciplinas como filosofia e sociologia.
“Muitos pensadores na Filosofia e Sociologia apresentam teses sobre os problemas sociais e isso ajuda muito a embasar na escrita da redação do Enem, além de tentar novos métodos da redação”.
Estudante Marília Medeiros que tirou nota 980 pontos na redação
Ler e pesquisar
Marília Medeiros de Sousa Santos, 18 anos, natural de Várzea Grande ( a 200km de Teresina) obteve 980 pontos na redação. 
“Essa vitória também atribuo a capacidade da professora Patrícia que os orientou bem”, disse Marília revelando que sempre gostou de ler e pesquisar.  
É a segunda vez que passar no Enem para Medicina. Ano passado, ela soube da aprovação um mês depois de fazer as provas do exame.
Para os novos candidatos, a aluna dá um conselho: “Ler e praticar muito a redação. Eu chegava a digitar o texto no celular e passava para o papel. É preciso atrelar a leitura com a prática da escrita”.  
As datas de inscrições para as edições do primeiro semestre de 2017 dos programas (Sisu, Prouni e Fies) foram divulgadas nesta quarta. Veja abaixo:
SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro
PROUNI
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
FIES
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

fonte cidadeverde.com