terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ministério Público e CRMV inspecionam Parque Zoobotânico de Teresina

Ministério Público e CRMV inspecionam Parque Zoobotânico de Teresina

Equipe de inspeção posa em frente à célula em que está alojado um casal de leões.

O Ministério Público do Estado do Piauí realizou, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), uma inspeção no Zoobotânico de Teresina, no âmbito de procedimento administrativo instaurado com o objetivo de apurar as condições estruturais e de funcionamento do parque. As Promotoras de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), e Gianny Vieira de Carvalho, que responde pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital, foram recebidas pelo gerente do zoológico, Renato Uchôa, e pelo biólogo Benedito Carvalho. O presidenteMinistério do CRMV-PI, José Welighton Dias, também participou da visita.

Equipe de inspeção diante de célula de animais silvestres

A equipe constatou que, com a última reforma, foram promovidas diversas melhorias. As Promotoras de Justiça não registraram indícios de maus-tratos aos animais. Para as representantes do Ministério Público, é necessário apenas o aperfeiçoamento das condições de visitação, com a limpeza e a restauração dos espaços de convivência. A comissão visitou ainda as instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres “Francisco Celso de Medeiros” (CETAS), construídas com recursos oriundos de compensação ambiental referente ao Complexo Eólico Chapada do Piauí. Embora inaugurado há mais de um ano, o centro de triagem ainda não está funcionando. Como encaminhamento, foi deliberado que o CRMV indicaria ao Ministério Público quais os itens necessários para plena implementação do serviço, de modo que os órgãos ministeriais possam expedir recomendação específica.

 Equipe de inspeção

De acordo com os responsáveis pelo Parque Zoobotânico, existem projetos importantes em andamento, como o “Barco Escola”, para recepção de turmas de estudantes durante visitas guiadas e educativas. O gerente se comprometeu a encaminhar ao Ministério Público o plano diretor do parque e o protocolo de emergência.

Equipe de inspeção conversa em ambiente aberto

Equipe de inspeção conversa em ambiente aberto

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI