quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Defensorias de Categoria Especial recebem novos equipamentos para agilizar acesso ao PJe

Defensorias de Categoria Especial recebem novos equipamentos para agilizar acesso ao PJe

Todos os órgãos de execução da Defensoria Pública, capital e interior, receberão equipamentos semelhantes.

Lázaro Lemos
Entrega de equipamentos em uma das salas da Categoria Especial (Lázaro Lemos)
Dentro do projeto de aparelhamento e modernização previstos no Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Piauí, as oito Defensorias de Categoria Especial receberam computadores de alto desempenho, tipo all-in-one, que já trazem implantado o sistema PJe, software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir da experiência e colaboração de diversos tribunais brasileiros, tendo por finalidade manter um processo judicial eletrônico capaz de, com agilidade, permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento dos processos, independente de tramitarem na Justiça Federal, Justiça dos Estados, Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
A entrega dos novos equipamentos foi feita pela defensora pública geral, Hildeth Evangelista, acompanhada do subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; da corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha, e do diretor administrativo da DPE-PI, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro.
Segundo o técnico da Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública, Raimundo Nonato Uchôa Filho, os equipamentos entregues servirão para dar agilidade aos trabalhos. “São computadores modernos, com tela grande e uma tela adicional, que servirão para auxiliar os defensores a tornar mais célere o andamento dos processos”, diz Raimundo.
“Com a entrega desses equipamentos, estaremos contribuindo significativamente para o desempenho dos processos na Categoria Especial, levando-se em consideração que hoje a maioria dos autos físicos deram lugar ao processo virtual, que permite o peticionamento onde quer que os defensores estejam. Importante dizer que todos os órgãos de execução da Defensoria Pública, capital e interior, receberão equipamentos semelhantes, já adquiridos, que serão de grande valia para o desenvolvimento do trabalho em toda a instituição”, afirmou Hildeth Evangelista ao fazer a entrega.
Os defensores públicos de Categoria Especial, Francisco de Jesus Barbosa e Elizabeth Maria Memória Aguiar, se manifestaram em nome dos demais defensores pertencentes à mesma categoria. “A aquisição desses equipamentos é muito importante pelo fato de que já foi instalado o PJe no Tribunal de Justiça e essa aparelhagem, que estamos recebendo agora, vai permitir que tenhamos acesso direto, com toda a agilidade que ele nos oferece”, disse Francisco de Jesus.
“A verdade é que o Tribunal de Justiça está virtualizando os processos e isso é muito interessante, até sob o ponto de vista ecológico, pois vai diminuir a quantidade de papel, e nós estamos com a estrutura compatível com o trabalho do tribunal para poder agilizar nossos recursos e nossas petições”, destacou Elizabeth Aguiar.
Autoria: Ângela Ferry

fonte http://www.pi.gov.br