sexta-feira, 8 de maio de 2020

Reunião via Videoconferência com os Comandantes da Capital e Interior



Na manhã desta sexta-feira (08), às 11h, foi dado inicio a mais uma videoconferência, com a participação dos Comandantes da Capital e do Interior do Estado

O Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, deu abertura à reunião e repassou informações sobre peculiaridades do sistema Mobile e suas ferramentas. Na ocasião, foi passado um vídeo sobre o melhor desempenho e aproveitamento dos dados obtidos pelo Sistema. Além disso, o Subcomandante falou sobre a implantação do SYSPM, que ocorrerá em todos os batalhões do Interior do Estado.

O Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da PMPI, destacou a importância de as informações serem repassadas a cada policial militar que está na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. Falou também sobre o Portal governamental, que foi criado para compartilhamento de informações reais e oficiais sobre o Covid-19, com informações em tempo real sobre o panorama geral da Pandemia, além disso, deu ênfase ao aplicativo “Monitora COVID-19”, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio informativo no combate a FAKE NEWS.

Foto_08052020_020533
O Comandante Geral reportou-se sobre uma reunião com o Ministério Público, em que foi solicitada a fiscalização do cumprimento dos decretos, sempre com discernimento e inteligência, fazendo as devidas comunicações através do Termo Circunstanciado de Ocorrência. No seu discurso, tratou também sobre a elaboração de um protocolo integrado com os órgãos de proteção estatal e a necessidade de envolvimento de todos com a criação de um Centro Integrado de Ação e Controle. Tratou ainda sobre a nova adequação das operações policiais planejadas em todo o Estado do Piauí, de acordo com a realidade orçamentária.  Reforçou as orientações sobre as barreiras sanitárias, enalteceu a Fiscalização dos decretos e a necessidade de diálogo e confecção de TCOs. Ao final do seu pronunciamento, recomendou aos policiais para que continuem atuando diuturnamente no patrulhamento e nas fiscalizações, dando prioridade para os locais de maior incidência de aglomerações. 

O Coronel Sousa Filho apresentou os dados estatísticos das ocorrências produzidos pela Diretoria de Inteligência da PMPI e reforçou a necessidade do emprego adequado do efetivo de acordo com dados estratégicos, bem como dos sistemas tecnológicos que devem ser utilizados de forma eficiente e eficaz. 

Em seguida, foi aberta a palavra para os demais comandantes. O diretor da DAF, Coronel Felipe, explicou como está sendo feito e como ocorrerá o pagamento das planejadas e da aquisição dos equipamentos individuais de proteção e também da sanitização, que será feita nos ambientes onde os PMs trabalham.  O TC Lucena solicitou a análise dos dados colhidos pela DIPM e aconselhou que os policiais aumentassem o nível de atenção no ato dos patrulhamentos ostensivos. O comandante da CIPTUR, Major Palhano, explicou as ações desempenhadas na barreira sanitária em Luís Correia, que dá acesso a outros estados, e comunicou que foi criado um comitê na cidade para decidir a atuação dos órgãos de segurança.  

O Comandante geral finalizou a reunião orientando os comandantes para que tenham discernimento na resolução das ocorrências e que orientem diariamente seus comandados quanto à resolução das ocorrências.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Major Marcos