quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Projeto TJPI nas Escolas promove palestra sobre violência contra meninas para alunos da rede pública

 O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio do projeto TJPI nas Escolas, promoveu uma palestra sobre violência contra meninas na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, na manhã desta quarta-feira (26), proferida pelo juiz Silvio Valois. A ação contou com a presença da magistrada Keylla Raniere, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, e do juiz auxiliar da presidência, Luiz de Moura.

 

A palestra teve como objetivo conscientizar os alunos sobre os impactos da violência contra meninas e estimular a reflexão sobre questões de gênero.

 

Para o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, o projeto representa um importante elo entre o Judiciário e a comunidade: “Ao levar ações como essa para dentro das salas de aula, nós não apenas informamos, mas também formamos cidadãos conscientes, capazes de reconhecer seus direitos e deveres. Buscamos um diálogo direto entre magistrados e estudantes, tanto para fortalecer a confiança no sistema de justiça quanto para a construção de uma cultura de paz e respeito dentro e fora do ambiente escolar”.

 

 

Ainda de acordo com o presidente, o projeto TJPI nas escolas busca aproximar o Judiciário da comunidade escolar por meio de iniciativas integradas ao planejamento pedagógico, incentivando os estudantes a compreenderem o funcionamento da Justiça e a reconhecerem seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

O juiz auxiliar da Presidência, coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária (NUCOOJ) e idealizador do projeto, Luiz de Moura Correia, comentou ainda a relevância de palestras com essa para promover um espaço seguro e digno para as jovens.

 

 

“É a partir de momentos como esse que conseguimos despertar nos estudantes a consciência sobre a gravidade da violência contra meninas, e a escola é o meio mais propício de abordar essa temática por ser uma ferramenta de transformação e de construção de valores, capaz de formar cidadãos mais críticos e comprometidos.”

 

Durante o evento, o palestrante Silvio Valois esclareceu também as diferenças entre os tipos de violência, destacando a importância da denúncia como caminhos para romper o ciclo de agressões e garantir a proteção das vítimas.


 fonte www.tjpi.jus.br