quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Crianças fazem exames gratuitos de hanseníase


Crianças fazem exames gratuitos de hanseníase

O objetivo da ação é tratar as verminoses e fazer uma busca de casos de hanseníase nas escolas.

A Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminose) foi lançada ontem (13), na Escola Municipal Professor José Carlos, no bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina. Na oportunidade, crianças de 5 a 14 anos foram examinadas por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). As fichas de autoimagem serão distribuídas em 400 escolas públicas estaduais e municipais da capital.
Segundo Sandra Guadalupe, enfermeira do Programa Saúde da Família, essa estratégia do Ministério da Saúde teve a primeira etapa realizada no ano passado, com pretensão de seguir até 2015. O objetivo é tratar as verminoses e fazer uma busca de algum caso de hanseníase nos estudantes de escolas públicas.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia 

Alterações de sensibilidade no corpo podem indicar presença da hanseníase
“Os alunos levam uma ficha espelho para casa, de autoimagem, que tem a imagem do corpo e a criança preenche junto com a mãe, dizendo o local que ela tem alguma mancha. As fichas são entregues com antecedência para a diretora da escola e recolhidas para que façamos uma avaliação prévia, e, quando viermos para a escola, já estamos com as fichas separadas das crianças que têm manchas”, explicou.
Se algum caso de hanseníase for detectado, a criança ou adolescente será encaminhado para o setor de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Essa criança já sai daqui com o encaminhamento e com a consulta agendada. Lá é feito o diagnóstico, mas a criança volta para equipe do ESF para que seja feito o acompanhamento”, pontuou Sandra Guadalupe.
No ano passado, quando a campanha foi lançada, apenas um estudante da Escola Municipal Professor José Carlos apresentou suspeita de hanseníase, mas o caso não foi confirmado. Apesar disso, Sandra Guadalupe reforça que é importante que as crianças tenham esse tipo de atendi- mento e orienta que os pais fiquem atentos ao aparecimento de manchas no corpo dos filhos. 

fonte portal o dia