Após eleição, Câmara de Vereadores se prepara para escolher novo presidente
Escolha ocorre nos bastidores já que na hora da eleição, os partidos já têm o nome definido.
A Câmara Municipal de Teresina realiza em dezembro a eleição para a escolha do novo presidente da Casa, que atualmente é presidida pelo vereador Rodrigo Martins (PSB), eleito deputado federal. Apesar de faltar quase três meses para a eleição, que deve ocorrer antes do recesso de final de ano, nos corredores daquela Casa já se discute os nomes dos possíveis substitutos de Rodrigo.
Segundo a tradição da Casa, a escolha do presidente da Câmara ocorre nos bastidores já que no momento da eleição os partidos já tem o nome definido. Neste caso o nome é apenas oficializado. A escolha do novo presidente também sofre influência do Palácio da Cidade. O prefeito Firmino Filho (PSDB) possui o apoio da maior parte da bancada da Câmara e o esperado é que o nome escolhido represente os partidos aliados.
Nos bastidores da Câmara, os nomes cogitados são dos vereadores Edvaldo Marques (PSB), que já foi presidente, e da vereadora Graça Amorim (PTB). Mas o nome mais cotado tem sido do vereador Jeová Alencar (SDD), que está afastado da Casa por ter assumido a direção geral do Detran-PI. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Martins, afirma que ainda é cedo para se discutir o nome de seu sucessor.
“Mesmo se eu continuasse na Câmara em 2015 não seria candidato porque sou contra à reeleição. Acho que deve ter a alternância de poder na presidência. Nesse momento temos assuntos mais urgentes na Casa para serem tratados. Acho que não é bom adiantar esse tipo de discussão. O nome eleito deve ter o consenso dos vereadores”, avalia.