Dilma chega a Teresina e participa agora de evento no Theresina Hall
Presidente se reúne com representantes de entidades da sociedade civil e, posteriormente, tem reunião com empresários.
A presidente encerrou seu discurso, de pouco mais de meia hora, fazendo críticas à oposição e elogiando as gestões do governador Wellington Dias (PT) no Piauí.
Dilma lembrou que na última década o Estado deu um salto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - embora ainda figure entre os piores do País.
"Nós vivemos um momento em que algumas pessoas estão defendendo o 'quanto pior, melhor'. Quanto pior, melhor para uma minoria. Quanto pior, pior para toda a população brasileira. Por isso, nós devemos repudiar esse pensamento", afirmou a presidente.
Durante a solenidade, um integrante do movimento "Vem pra Rua" sobrevoou o Theresina Hall em um parapente com a frase "Fora, Dilma" (imagem à direita).
Dilma elogiou também o Dialoga Brasil durante sua fala, ressaltando que quanto mais sugestões foram apresentadas pelo povo, mais o Governo Federal terá facilidade para aperfeiçoar seus programas e suas ações.
A presidente Dilma Rousseff iniciou sua fala enaltecendo o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o programa Bolsa Família.
"Acho que o Pronatec é um dos principais caminhos de oportunidade abertos nos últimos anos para os jovens do nosso País", afirma Dilma.
A presidente disse, ainda, que as cidades de Capitão de Campos, Piripiri, Lagoa Alegre e Cocal dos Alves são exemplos de que a educação pode ter qualidade em qualquer parte do País - não apenas nos grandes centros urbanos.
A Prefeitura de Teresina respondeu á crítica do ministro Arthur Chioro sobre a suposta não adesão da capital piauiense ao programa "Mais Médicos".
Segundo a assessoria de imprensa da PMT, Teresina participa sim do programa do Governo Federal.
"Atualmente, há apenas um profissional. Antes eram três, mas dois deixaram o "Mais Médicos" para fazer residência", informou a assessoria.
A Prefeitura alega, ainda, que só não há mais profissionais participando do programa federal porque o Ministério da Saúde não colocou Teresina entre as cidades prioritárias na implantação do "Mais Médicos".
Durante sua fala, o ministro Arthur Chioro também fez uma crítica à Prefeitura de Teresina, por não ter aderido ao programa "Mais Médicos".
O prefeito Firmino Filho (PSDB) acompanha o evento sentado na primeira fila da plateia.
Por volta das 17 horas, o governador Wellington Dias fez um breve pronunciamento, e concluiu reforçando o apoio ao Governo da presidente Dilma.
"Quando o Brasil acredita em democracia, o primeiro que luta é o Piauí. Presidente, nós te amamos", afirmou Wellington.
Em seguida, Dilma iniciou sua fala no Theresina Hall.
Presidenta Dilma Rousseff durante Dialoga Piauí (Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR)
Uma representante da sociedade civil foi convidada a falar ao microfone para sugerir propostas destinadas a melhorar a saúde e a assistência social no Brasil.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, respondeu à intervenção da participante. Sobre o uso de crack, ela falou que, em geral, as pessoas ficam pobres por conta da dependência química, e não o contrário - passar a ser dependente químico por ser pobre.
Presidenta Dilma Rousseff durante evento de lançamento do Dialoga Brasil no Piauí (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Também presente ao evento, o ministro da Saúde Arthur Chioro reconheceu que ainda há muito o que avançar no setor, e disse que reconhecer a existência dos problemas é o primeiro passo para resolvê-los.
Chioro alertou para o crescente número de mortes provocadas por acidentes de trânsito envolvendo motocicleta.
Do lado de fora do Theresina Hall, o movimento "Vem pra Rua" faz um pequeno ato contra o Governo do PT.
Manifestantes do 'Vem pra Rua' Realizam ato em frente ao Theresia
Durante fala do secretário executivo da Educação, Luiz Cláudio Costa, a presidente Dilma levantou-se para aplaudir a Escola Estadual Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, que se destaca como uma das melhores escolas públicas do País. Todos os presentes também aplaudiram de pé a escola.
Além de obterem um ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos da Escola Augustinho Brandão também conquistaram dezenas de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Presidenta Dilma Rousseff durante Dialoga Piauí (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff acaba de subir ao palco do Theresina Hall, onde ocorre o lançamento da plataforma Dialoga Brasil
Ela recebeu flores de algumas mães-de-santo, e cumprimentou os presentes, que entoaram gritos de ordem dizendo que "não haverá golpe".
Você pode acompanhar ao vivo a transmissão do evento no Theresina Hall pelo perfil do Portal O DIA no Periscope
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Miguel Rosseto, é o primeiro a discursar durante o evento. Ele está explicando como funciona a ferramenta Dialoga Brasil.
Segundo Rosseto, atualmente o Dialoga Brasil está focado em ouvir as principais demandas da população em cinco setores - segurança pública, educação, cultura, redução da pobreza e saúde.
O prefeito Firmino Filho (PSDB) e o governador Wellington Dias (PT) já chegaram ao Theresina Hall.
A presidente Dilma também já está no local, mas encontra-se nos bastidores.
A presidente Dilma acaba de chegar a Teresina, onde vai participar do evento Dialoga Brasil, no Theresina Hall, que deve contar com a presença de aproximadamente mil pessoas ligadas a movimentos sociais que têm afinidade com o Partido dos Trabalhadores.
O Dialoga Brasil é uma plataforma criada para estreitar a comunicação entre o Governo Federal e a sociedade.
No Theresina Hall, estão presentes, por exemplo, representantes de terreiros de umbanda, que pretendem fazer uma homenagem à presidente.
Segundo a mãe-de-santo Eufrazina, serão entregues flores a Dilma, representando o desejo de que a presidente tenha paz para superar os problemas que afligem o País.
Coincidentemente, acontece em Teresina esta semana o 1º Seminário Nacional de Povos de Comunidades Tradicionais de Terreiros.
A ponte da Primavera e o acesso ao Theresina Hall estão interditados para a passagem da comitiva presidencial. Dilma vai se reunir com representantes da sociedade civil no evento Dialoga Brasil, que estava previsto para iniciar as 15 horas. O trecho que vai do balão da ponte da Primavera até a altura da Aufpi, na Avenida Universitária, também encontra-se fechado.
A Avenida Raul Lopes, na altura da Ponte da Primavera até os shoppings de Teresina está liberada.
Após a visita à ferrovia Transnordestina, a comitiva da presidente Dilma Rousseff retornou às 13h ao aeroporto de Petrolina (PE), de onde embarca para a capital piauiense. A programação está seguindo como previsto e não deve haver atraso. O horário de chegada é às 14h30.
Dilma iniciou visita ao Piauí vistoriando obras da Ferrovia Transnordestina (Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff chegou ao Piauí por volta das 11h50 para visitar as obras da Transnordestina. Em Paulistana, ela encontra com diretores da ferrovia e com trabalhadores da obra. O avião presidencial pousou no aeroporto de Petrolina, no Pernambuco. De lá a comitiva seguiu de helicóptero o município piauiense.
Em Paulistana, Dilma deve permanecer por 1h e não haverá pronunciamentos. A presidente vai andar em um vagão refrigerado e fazer o percurso no trecho que já foi concluído. O passeio deve durar aproximadamente 20 minutos.
Em seguida, ela retorna a Petrolina de helicóptero para embarcar no avião presidencial até Teresina. O almoço deve ser servido dentro da aeronave.
A comitiva chegou à capital piauiense por volta das 14h30 e segue do aeroporto direto para o Theresina Hall, onde às 15h acontece o Dialoga Brasil, uma iniciativa para estimular a participação popular e aproximar os brasileiros do Governo Federal.
O evento não é aberto ao público e a entrada foi previamente definida por uma lista de convidados. Cerca de mil pessoas devem estar presentes.
O último compromisso de Dilma é um encontro com empresários no Espaço Coco Bambu, marcado para as 17h30. Às 20h, ela embarcou para Brasília.