PMs são retirados de serviços administrativos e de órgãos públicos
Eles vão reforçar a segurança nos centros comerciais de Teresina.
Durante o mês de dezembro, é comum o centro de Teresina e adjacência ficarem mais movimentados, devido ao aquecimento do comércio. Com uma grande quantidade de dinheiro circulando, aumenta também o número de assaltos, furtos e roubos, e para garantir mais segurança à população, a Polícia Militar do Piauí iniciou hoje a Operação “Natal e Fim de Ano com Segurança”.
Até o dia 31 de dezembro, 300 policiais militares estarão nas ruas, além dos 400 que fazem policiamento ostensivo durante todo o ano. Segundo o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, esses militares foram retiradas, temporariamente, de órgãos públicos e funções administrativas, assim como homens da Força Tática, e Batalhões Especializados (RONE, BOPE e Cavalaria). O mesmo esquema de segurança será aplicado no interior do Estado.
As zonas comerciais de Teresina irão receber atenção especial da PM, principalmente o Centro, área do 1º BPM; a zona comercial do Parque Piauí, área do 6º BPM e a zona comercial do Dirceu, área do 8º BPM. A zona Leste da Capital também terá uma concentração maior de policiais próximos aos shoppings.
Contudo, Lindomar Castilho ressaltou que, além do policiamento, as pessoas também devem ficar atentas e seguir algumas orientações. “A segurança é feita pela polícia, mas cada um tem sua responsabilidade. Uma das dicas é não andar com uma quantia muito alta de dinheiro; preferir pagar com cartão de crédito ou transferência, pois muito dinheiro acaba atraindo o olhar dos criminosos”, disse.
Outra recomendação é evitar utilizar joias, pois essas peças também chamam atenção. Uma dica importante para as mulheres que andam com bolsas, é colocá-las na frente do corpo, dessa forma, dificulta tentativas de roubos ou ainda que criminosos utilizem canivetes para cortar a peça. Andar sempre acompanhado também é uma medida que pode evitar investida de assaltantes.
“Para quem vai ao centro ou outro ponto comercial de motocicleta ou carro, é recomendado que procure estacionamento com segurança, e não deixar pertences de valor no veículo, como bolsa, celular ou notebook, pois isso chama atenção e as pessoas podem querem arrombar o automóvel”, finalizou o coronel Lindomar Castilho.