A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que na noite da última quinta-feira (14.dez), apreendeu uma carga de mais de 700 quilos de peixes e derivados de pescaria que era transportada sem documentação legalmente exigida. Os animais estavam acondicionados em caixas de papelão e sacos no interior do compartimento de carga de um caminhão interceptado durante fiscalização na BR 343, em Campo Maior, no norte do Piauí.
Segundo a PRF, após a ordem de parada, a equipe solicitou ao condutor, um homem de 40 anos, a apresentação dos documentos necessários conforme a legislação vigente. Diante da ausência dos mesmos, uma minuciosa inspeção no veículo foi realizada, revelando, neste momento, a carga ilegal.
O condutor afirmou ter partido de Belém (PA) com destino à cidade de Fortaleza (CE). No compartimento do veículo, também foram encontrados placas de TV, descartáveis, bijuterias, caixas de sons e roupas.
Diante dos expostos, foram constatados, em princípio, os crimes de transportar produtos de origem animais sem procedência e de Descaminho. O caso foi imediatamente encaminhado para a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ) e para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), que tomarão as medidas legais cabíveis diante da situação.
Ações como essa reforçam o compromisso da PRF com a segurança e a legalidade nas estradas, contribuindo para coibir práticas ilegais que possam prejudicar a fauna e a flora do País.
fonte revistaaz.com.br