segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Tribunal de Justiça participa do 18º FONAMEC, no Mato Grosso

 O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) participou do 18º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC), realizado de 26 a 28 de novembro de 2025, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O encontro reúne magistrados e coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de todo o país.

 

Instituído no âmbito da Justiça Estadual pelo art. 12-A da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o FONAMEC é um fórum que promove discussões e compartilha boas práticas voltadas ao aprimoramento dos métodos consensuais de solução de conflitos. O objetivo é fortalecer a cultura da pacificação social por meio do intercâmbio de experiências entre magistrados e equipes técnicas.

 

Foto: Alair Ribeiro/TJMT

 

Representando o TJPI, compareceu ao encontro a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, supervisora do NUPEMEC. Ela destacou a relevância da participação do Judiciário piauiense no evento: “O FONAMEC promove integração, troca de conhecimentos e fortalecimento das práticas de conciliação e mediação. É um espaço importante para que possamos aprimorar continuamente o atendimento ao cidadão e avançar na consolidação de uma Justiça mais acessível e pacífica”, afirmou.

 

Foto: Alair Ribeiro/TJMT


 

O Fórum debateu temas como consensualismo e segurança jurídica na saúde, mediação e arbitragem no STJ, autocomposição no direito administrativo, os avanços e desafios da Resolução 125/2010 do CNJ, o futuro da mediação judicial no Brasil, os objetivos da política judiciária nacional de tratamento de conflitos, o papel dos Nupemecs e a prevenção de litígios.


fonte www.tjpi.jus.br