Teresina possui cerca de 50 áreas consideradas de risco
Prefeitura elaborou Plano de Contingência para período chuvoso
Um levantamento feito pela prefeitura apontou que Teresina possui cerca de 50 áreas consideradas de risco e que são monitoradas frequentemente. Para o período chuvoso a Prefeitura de Teresina já elaborou um Plano de Contingência para definir medidas que serão executadas nas mais diversas frentes.
Segundo o tenente Sebastião Domingos, agente de Defesa Civil Municipal, são detalhadas as ações emergenciais e também os trabalhos de rotina de cada órgão.
“A Defesa Civil é um órgão articulador. Fazemos o trabalho de assistência às famílias atingidas pelas chuvas em parceria com os mais diversos órgãos, a nível federal, estadual e também municipal”, explicou.
O levantamento realizado para a elaboração do Plano traz, por exemplo, que em Teresina existem cerca de 50 áreas consideradas de risco e que são monitoradas frequentemente.
“Em algumas dessas áreas há problemas com o próprio relevo, que são percursos das águas, e em outras há problemas de ocupações irregulares e moradias precárias”, explica o tenente.
Ainda de acordo com ele, a Prefeitura já tem um cadastro prévio das famílias que estão nessa situação e fazem mapeamentos e monitoramento das áreas. “Uma vez mapeada a área, fazemos o monitoramento e também as ações educativas, de que tipo de comportamento as pessoas podem adotar para evitar essas situações de risco e quem devem procurar”, pontua.
Em caso de emergências, pelo menos dois números são disponibilizados para contato direto da população. O 190 do Corpo de Bombeiros, que funciona 24 horas, e ainda o da Defesa Civil Municipal, que é o 3215-7531, que funciona até às 13h.